Sábado, 21 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Prefeitura autoriza instalação de espaços públicos de convivência

ter, 10 de maio de 2022 08:07

Da Redação

 

No dia 6 de maio, a Prefeitura de Araguari publicou no Correio Oficial nº 1369, o decreto que autoriza a instalação de extensões de calçada, também conhecido como parklet. Essas extensões são construídas onde existia um estacionamento permanente de veículos.

Os parklet são locais públicos de convivência e podem ser equipados com diversos itens, como: bancos, mesas, floreiras, lixeiras, estacionamentos de bicicletas, rede de internet e espaço para animais domésticos. Vale destacar, que esse tipo de intervenção urbana é fundamental para a população de modo geral, pois cria um espaço que traz benefícios aos pedestres e também aos cidadãos que circulam pelo local. Além disso, o parklet tem o potencial de incentivar o uso de transportes não motorizados, valorizar os espaços de descanso e promover o envolvimento das pessoas na construção e possíveis mudanças dos espaços urbanos.

Várias cidades brasileiras aderirão a instalação de parklet

 

De acordo com s Secretária de Trânsito e Mobilidade Urbana, as extensões nas calçadas também podem fomentar o comércio próximo ao local de sua instalação. As estatísticas apontam que os parklets atraem pedestres e clientes em potencial.

Segundo os dados do relatório “Measuring the Street”, da Prefeitura de Nova Iorque, a criação de parklets com bancos gerou 14% de aumento de vendas das lojas em frente da implantação.

O secretário de Trânsito, Joaquim Fernandes, ressaltou que os parklets são utilizados no mundo todo. “A título de exemplo, temos parklets das cidades de Londres, na Inglaterra; Nova Iorque e São Francisco, nos Estados Unidos. No Brasil, também são exemplos de municípios que utilizam a solução urbanística: São Paulo, em São Paulo; Vitória, no Espírito Santo; Rio de Janeiro, no Rio de Janeiro; Campinas, em São Paulo e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul”, salientou Joaquim Fernandes.

O chefe da pasta de Trânsito também explicou à reportagem da Gazeta, a importância dessa nova lei para a população “ Com a nova lei e seu decreto regulamentador, esperamos conferir ao Poder Executivo Municipal a possibilidade de desburocratizar, simplificar e tornar mais ágil o procedimento administrativo de análise e autorização de instalação de parklets na cidade” finalizou Joaquim Fernandes.

1 Comentário

  1. Eliane disse:

    Que chique, vejo muito em cidades modernas. O nosso querido prefeito Major Renato está de parabéns. Isso mesmo, vamos modernizar essa cidade com calçadões, viadutos no centro da cidade para melhor fluir o trânsito, tudo de bonito que tiver nas capitais.

Deixe seu comentário: