Prefeitura apresenta Plano de Trabalho do Estudo Técnico de Mapeamento e Georreferenciamento das Cachoeiras
sex, 10 de março de 2023 08:06Da Redação

A apresentação acontecerá na Casa da Cultura Abdala Mameri
Hoje, 10, às 9h, na Casa da Cultura Abdala Mameri, a Prefeitura de Araguari, através das secretarias de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Econômico e Turismo realiza a apresentação do Plano de Trabalho e Divulgação do Início das Visitas “in loco” do Estudo Técnico de Mapeamento e Georreferenciamento das Cachoeiras do Município de Araguari.
O georreferenciamento é a definição da configuração, dimensão e localização de um terreno em relação ao globo terrestre, usando métodos de levantamento topográfico para isso. Num estudo deste são encontradas várias informações acerca do terreno, mas algumas se destacam e são fundamentais em qualquer trabalho do gênero, são elas: limites da área; confrontações; coordenadas dos vértices definidores.
Todo projeto de georreferenciamento precisa apresentar com clareza, alguns dados, como: qual o terreno a quem ele faz divisa, o tamanho (área e perímetro) e quais suas coordenadas no globo. Tudo isso serve para quem for avaliar aquele local, sem necessidade de consultar quem produziu o projeto ou levantou aquela área.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Guilherme Santana, esse estudo é uma parceria da prefeitura com a Universidade Federal de Catalão. “Todas as cachoeiras serão datadas e georreferenciada. Serão estudados o tipo de rocha, as características hídricas, dentre outros aspectos. Isso é muito importante para a sustentabilidade e também para a proteção das pessoas que frequentam essas cachoeiras. Podemos falar que será o maior estudo das cachoeiras do município de Araguari”, destacou.
Ainda segundo o secretário, depois que o estudo for concluído, o município saberá quantas cachoeiras existem em Araguari. Dentre os profissionais que participam do projeto, estão: equipe técnica da Prefeitura de Araguari (biólogos, geógrafos, engenheiros ambientais) e equipe da Universidade Federal de Catalão, que é composta por professores universitários dos cursos de Geografia, Engenharia Civil, Biologia. Além disso, alunos da graduação e da pós-graduação também participarão.
“”Depois que o estudo for concluído, será feito um livro com as informações coletadas, de forma a eternizar esse trabalho no município”, finalizou.
3 Comentários
Últimas Notícias
- Nordisk anuncia expansão em Montes Claros ter, 8 de abril de 2025
- Coluna: Da Redação (08/02) ter, 8 de abril de 2025
- Coluna: Radar (08/02) ter, 8 de abril de 2025
- Prefeitura de Romaria inicia as preparações para receber romeiros com melhorias na infraestrutura ter, 8 de abril de 2025
- IPVA 2025: prazo para pagamento da última parcela termina na sexta-feira ter, 8 de abril de 2025
- Araguari recebe recursos para otimizar abastecimento de água e drenagem pluvial ter, 8 de abril de 2025
- São Bernardo vence o Cuiabá de virada e conquista o título ter, 8 de abril de 2025
- Kubanacan/Jonatan Oliveira derruba mais um invicto e conquista o título pela primeira vez ter, 8 de abril de 2025
- Magnus bate o Minas Tênis na decisão e conquista o bicampeonato ter, 8 de abril de 2025
- Parque de Exposições é liberado pelos Bombeiros para os eventos da semana ter, 8 de abril de 2025
> > Veja mais notícias...