Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Prefeito participa de reunião com representantes da Superintendência Regional de Saúde

sex, 6 de janeiro de 2017 05:54

Da Redação | Com Assessoria

Nova gestão pretende transformar Araguari em um Centro de Referência em Cirurgias de Alta Complexidade

O prefeito Marcos Coelho (PMDB) e o secretário de Saúde, Dr. João Batista Arantes da Silva estiveram reunidos, nessa quarta-feira, 4, com representantes da Superintendência Regional de Saúde em Uberlândia.

Na ocasião, Marcos Coelho apresentou algumas propostas do novo governo, que incluem transformar Araguari em um Centro de Referência em Cirurgias de Alta Complexidade, através do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com informações da prefeitura a expectativa é que o município atinja o propósito no prazo máximo de dois anos e, após se tornar um Centro de Referência, comece a atender pacientes de Araguari e cidades da Microrregião.

Durante a reunião o prefeito apresentou propostas do governo relacionadas à área de saúde

Durante a reunião o prefeito apresentou propostas do governo relacionadas à área de saúde

 

Ainda durante a reunião, foi discutida a questão da redução da carga horária dos Agentes Comunitários de Saúde, Médicos do Programa de Saúde da Família, Odontólogos da Saúde da Família e Agentes de Endemia. A carga horária dos servidores foi reduzida de 40h para 30h, conforme a Lei 5.822, de 12 de dezembro de 2016.

Segundo informações da prefeitura, a lei beneficia o servidor, porém, a mudança inviabiliza recursos provenientes do Ministério da Saúde. Devido ao fato, o secretário de Saúde e o prefeito solicitaram que a Superintendência Regional de Saúde oficialize o município sobre a necessidade de retornar à carga horária de 40h semanais. “Essa é uma mudança necessária para que possamos obter o recurso federal e manter a auto avaliação na qualidade do serviço”, informou o prefeito.

Outra questão discutida foi a da obrigatoriedade da implantação do prontuário eletrônico em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF). O prazo do Ministério da Saúde para o cumprimento da exigência terminou em dezembro e, segundo informações, Araguari foi o único município de Minas Gerais com mais de 100 mil habitantes que não implantou o prontuário.

O governo anterior apresentou uma justificativa ao Ministério Público informando os motivos pelos quais a exigência não foi executada. A nova gestão informou que a determinação será cumprida e todas as unidades de saúde terão o prontuário eletrônico instalado.

5 Comentários

  1. antonio disse:

    Que mentira hein. Então só em Araguari, que inviabiliza recursos do Ministério da Saúde. Muitos municipios já fazem as 6 horas e não tem nada disso não Sr. prefeito, vamos usar outro argumento esse vai ser derrubado facil.Outra coisa, que recursos são esses pois não tem medicamentos, não tem protetor solar, não tem capa de chuva, não tem nada que é proveniente desses recursos, o incentivo que outros municipios pagam aos acs e ace, aqui fica não sei pra quem. Dá vergonha as unidades de saúde não tem nem material pra curativo. os acs e ace tão sujeitos ao cancer de pele, ( cade os epi )enquanto nos gabinetes outros no ar condicionado. Cade a verba do incentivo, que é devido aos trabalhadores.

  2. carlos disse:

    entao o sr e bem informado sr antonio porque o numero do ministerio da saude me disse tem fazer as 40 horas semanais meu caro e outra coisa o cidadao comum faz as 8 horas todo dia porque um servidor nao pode fazer as 8 horas todo dia tem pessoas nao podem ir a tarde resolver os assuntos pode de manha e os servidores fazem 6 horas e ainda sao mau educados com o cidadoes pagadores de inpostos deve voltar as 8 horas todo lugar e assim porque so araguari que nao tenha do

  3. Mariana Silva disse:

    Agentes de saúde faz o que? Precisamos de médicos conmceituados,formados em boas universidades para atender a população.Na UBSF do Bairro Brasília está uma baderna,agentes de saúde deveriam serem qualificados ou irem para a rua,eles não trabalham nada,não visitam as pessoas,tudo uma mentiraiada,ficam no ar condicionado,uma mordomia…impostos nossos deveriam para serem contratados bons médicos,bons hospitais,remédios,,salas cirurgicas,etc.

  4. Antonio disse:

    Acho que a educação deveria fazer ate mais que 8 horas a julgar pelo português da Sr. Mariana e do Sr. Carlos. Cidadoes é pra acabar mesmo, deveriam serem é melhor nem comentar.

  5. luiz disse:

    Eu só tenho a agradecer o trabalho dos agentes comunitários de saude e dos agentes de endemias, dia desses não fosse o agente perceber um quadro possível de AVC , devido aos sintomas eu talvez não estaria aqui .A agente me encaminhou pro PSF e logo o médico atraves dos exames comprovou. Além disso, respondendo o que faz o agente de saude, o agente é importante principalmente na vida de pessoas doentes que muitas vezes se encontram na cama, não podendo se deslocar até o médico, ele traz o médico na sua casa, ele te orienta no caso D. Mariana de pessoas idosas e outros que vivem sozinhos sobre a medicação, durante a visita eles te ouvem te dão atenção, minha vida melhorou muito com eles. O agente de endemias cuida do meu lar ,identifica possíveis focos de dengue, talvez a senhora e o senhor Carlos nunca tenham precisado do agentes, então façam uma visita por aí converse com pessoas assim como eu e vão saber a importancia desse trabalho.

Deixe seu comentário: