Prédio da UPA deve ser inaugurado no mês de março
qui, 21 de janeiro de 2016 08:28Da Redação
Entrega das obras atrasou mais de dois anos
A obra da Unidade de Pronto Atendimento – UPA – teve início em outubro de 2012 com previsão de término para setembro de 2013 através de investimento estimado em mais de um milhão e meio de reais.
No entanto, devido a ajustes no projeto, com o objetivo de cumprir exigências do Ministério Público, os serviços foram paralisados em agosto do mesmo ano.

Prédio da UPA está sendo viabilizado na praça da Constituição, endereço que abrigava o Pronto-socorro
Após o impasse, as obras, executadas pela empresa Empol, foram retomadas um ano depois, ou seja, em agosto de 2014. Em março do ano passado, a expectativa da prefeitura era de que a obra fosse inaugurada no mês de setembro. Mas, isso não foi possível, sendo então prevista para finalizar entre os meses de novembro e dezembro, o que também não aconteceu.
Em entrevista, a secretária de Saúde, Lucélia Aparecida Rodrigues, disse que a nova previsão é de que a estrutura fique pronta no final de março deste ano. Por outro lado, o funcionamento não ocorrerá juntamente com a inauguração do prédio, pois necessita de aval técnico. “Para que a UPA comece a atender, é necessário a aprovação do Ministério da Saúde. Por isso, o início das atividades deve ocorrer depois de algum tempo”, acrescentou.
Após a conclusão da UPA, o prédio que abriga o Pronto Socorro, localizado no bairro Miranda, será ocupado pela 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros. A transferência foi anunciada pelo prefeito Raul Belém (PP) nos primeiros meses de seu governo e confirmada no início de 2014. O imóvel utilizado atualmente pelo Corpo de Bombeiros possui aproximadamente 300 metros quadrados. Antigamente, a corporação e a Polícia Militar eram uma única unidade, porém, em 1999 houve a separação, mas eles continuaram sediados no mesmo terreno até que conseguissem um novo imóvel. A área do Pronto Socorro é quase dez vezes maior, com cerca de três mil metros quadrados.
Sobre o trabalho da UPA
As Unidades de Pronto Atendimento 24 horas são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgências hospitalares onde, em conjunto com estas, compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências.
Fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências. A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência – SAMU que, organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Armazéns da Casemg serão implodidos sáb, 6 de dezembro de 2025
- Black Friday 2025 impulsiona comércio e melhora resultados em Minas Gerais sex, 5 de dezembro de 2025
- Mucuri reforça representação na Assembleia sex, 5 de dezembro de 2025
- Assembleia em Números: nova página amplia transparência do Legislativo mineiro sex, 5 de dezembro de 2025
- DA REDAÇÃO – 5 DE DEZEMBRO sex, 5 de dezembro de 2025
- Usuários das rodovias da região não encontram aglomerações de caminhões, mesmo com anúncio de paralisação dos caminhoneiros sex, 5 de dezembro de 2025
- Polícia Federal prende homem em flagrante por conteúdos sexuais infanto-juvenis em Araguari sex, 5 de dezembro de 2025
- Campeão brasileiro paralímpico é de Araguari sex, 5 de dezembro de 2025
- Moto furtada com placa clonada é recuperada pela Polícia Rodoviária Estadual sex, 5 de dezembro de 2025
- Inovação na educação: Araguari investe em aulas de robótica para alunos do 4º ao 9º ano sex, 5 de dezembro de 2025
> > Veja mais notícias...
