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Preço dos ingressos provocou atos de destruição dos cinemas de Araguari em 1947

sex, 25 de julho de 2014 00:02
“Rex” e “Cine Para Todos” levaram um ano para recuperar estragos voltando às atividades em 1948. Foto: Arquivo Público e Museu Dr. Calil Porto

“Rex” e “Cine Para Todos” levaram um ano para recuperar estragos voltando às atividades em 1948.
Foto: Arquivo Público e Museu Dr. Calil Porto

ADRIANO SOUZA – Durante esse mês de julho, a Gazeta do Triângulo vem revivendo fatos curiosos ocorridos em nossa cidade ao longo dos seus 125 anos. Atendendo inúmeros pedidos para sequência desse trabalho, voltamos hoje 67 anos atrás completados no último dia 15 de julho de um ato de protesto que culminou na destruição dos cinemas da cidade.

Os primeiros estabelecimentos de projeção de filmes foram instalados logo no início das décadas do século XX. Palco de projeções de películas norte americanas, os espaços eram construídos ou adaptados para sediar apresentações, assim, os cinemas de Araguari representavam diversão e cultura.

A edificação do Cine Theatro Rex no ano de 1938 proporcionou à comunidade uma locação digna de grandes centros do país com equipamentos de última geração. Diversos acontecimentos além de filmes fazem parte da história do “Rex” onde aconteciam formaturas, peças, recitais de piano, programas de rádio e muitos outros.

No entanto, em 15 de julho de 1947 um ato marcou a história do cinema em Araguari no final da tarde de domingo, e dessa vez de forma ruim, quando manifestantes contra o aumento considerado abusivo dos ingressos, causaram a depredação do “Rex” e do “Cine Para Todos”. Enquanto uns promoviam a destruição, outros expunham suas reclamações em relação ao aumento do ingresso aos gerentes dos cinemas.

Os atos de destruição foram tantos que o prefeito da época, Elmiro Barbosa, pediu reforço policial na cidade de Uberlândia e, certamente incentivados por Araguari, manifestantes também quebraram os cinemas da vizinha cidade. A destruição foi tanta que ambos voltaram a funcionar um ano depois em 1948.

HISTÓRIA

A história do cinema começou no final do século XIX, em 1895, na França, quando os irmãos Louis e Auguste Lumière inventaram o cinema. Na primeira metade deste século a fotografia havia sido inventada por Louis-Jacques Daguerre e Joseph Nicéphore Niepce, possibilitando esta criação revolucionária no mundo das artes e da indústria cultural: o cinema.

Para se chegar à projeção cinematográfica atual, muitos processos de investigação foram feitos em relação aos fundamentos da ciência óptica. Vem dos primórdios da humanidade a necessidade de registrar movimentos através de pinturas e desenhos nas paredes. Há aproximadamente sete mil anos, no Oriente, os chineses projetavam sombras de diferentes figuras recortadas e manipuladas sobre a parede, um jogo de sombras, próprio do seu teatro de marionetes.

No século XV, Leonardo da Vinci realizou trabalhos utilizando a projeção da luz na superfície, criando a Câmara Escura, que era uma caixa fechada, possuindo um orifício com uma lente, local destinado à passagem da luz produzida pelos objetos externos. A imagem refletida no interior dessa caixa era a inversão do que se via na realidade. Mais adiante, no século XVII, o alemão Athanasius Kirchner criou a Lanterna Mágica, objeto composto de um cilindro iluminado à vela, para projetar imagens desenhadas em uma lâmina de vidro.

No século XIX, muitos aparelhos que buscavam estudar o fenômeno da persistência retiniana foram construídos, este fenômeno é o que mantém a imagem em fração de segundos na retina. Joseph-Antoine Plateau foi o primeiro a medir o tempo da persistência retiniana, concluindo que uma ilusão de movimento necessita de uma série de imagens fixas, sucedendo-se pela razão de dez imagens por segundo.

Plateau, em 1832, criou o Fenacistoscópio, apresentando várias figuras de uma mesma pessoa em posições diferentes desenhadas em um disco, de forma que ao girá-lo, elas passam a formar um movimento.

Criado pelo francês Charles Émile Reynaud o Praxinoscópio foi um invento importante para o surgimento do cinema. Este aparelho era um tambor giratório com desenhos colados na sua superfície interior, e no centro deste tambor havia diversos espelhos. Na medida em que se girava o tambor, no centro, onde ficavam os espelhos, se via os desenhos que se unindo em um movimento harmonioso.

Dentre outros inventos, há o Cinetoscópio, inventado por Thomas A. Edison, que consistia em um filme perfurado, projetado em uma tela no interior de uma máquina, onde cabia somente uma pessoa em cada apresentação. A projeção precisava ser vista por uma lente de aumento.

Em 1890, Edison projeta diversos filmes de seu estúdio, entre os quais se encontra “Black Maria”, considerado o primeiro filme da história do cinema.

A partir do aperfeiçoamento do Cinetoscópio, que o Cinematógrafo é criado pelos irmãos Louis e Auguste Lumière, na França, em 1895. O cinematógrafo era ao mesmo tempo filmador, copiador e projetor, e foi considerado o primeiro aparelho realmente qualificado de cinema. Louis Lumière foi o primeiro cineasta a realizar documentários em curta metragem na história do cinema. O primeiro se intitulava “Sortie de L’usine Lumière à Lyon” (Empregados deixando a Fábrica Lumière), e possuia 45 segundos de duração. Neste mesmo ano de 1895, Thomas Edison projeta seu primeiro filme, “Vitascope”.

1 Comentário

  1. Lázaro Luis Lucas disse:

    saudoso cine theatro rex, obrigado por me receber em sua sala naqueles anos de 1978-1983. grandes lembranças guardo de ti.

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