Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Prazo para vacinar o gado contra febre aftosa termina hoje

sex, 10 de junho de 2016 05:00

Da Redação

A multa para quem não comprovar a vacinação é de R$ 15,05 por animal

Hoje, 10 de junho, é o prazo final para que os produtores rurais comprovem imunização do rebanho contra a febre aftosa. Quem não atestar a vacinação estará sujeito à multa de R$ 15,05 por animal. Segundo informações do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) essa comprovação faz parte da primeira etapa anual de imunização contra a doença, finalizada em maio.

A vacinação do rebanho é obrigatória e uma das principais  formas de se prevenir contra a doença

A vacinação do rebanho é obrigatória e uma das principais formas de se prevenir contra a doença

 

Mais de 170 mil bovinos e bubalinos precisam ser imunizados contra a febre aftosa em Araguari. Em Minas Gerais, o número de animais é de aproximadamente 23,9 milhões. Os dados finais serão divulgados pelo IMA na próxima semana.

Segundo fiscais do instituto, as informações são importantes para o monitoramento da imunização no estado. A comprovação pode ser feita por meio do site www.ima.mg.gov.br ou o produtor pode levar entregar a declaração de vacinação preenchida, juntamente com a nota fiscal de compra das vacinas, no escritório do IMA em Araguari, situado no Sindicato Rural. O telefone de contato é (34) 3241-4681.

Araguari está há 23 anos livre da febre aftosa, que não é registrada no estado mineiro desde 1996. A próxima etapa acontece em novembro, quando deverão ser vacinados todos os bovinos e bubalinos com idade até dois anos. A febre aftosa é uma doença infecciosa – altamente contagiosa – que acomete animais como os bovinos, ovinos, caprinos e suínos. A enfermidade pode ser transmitida diretamente por meio do contato com animais enfermos. Em 2015, o IMA registrou índices de comprovação da vacinação contra a febre aftosa acima de 96% nas duas etapas. Em anos anteriores, o município garantiu 97% dos animais vacinados.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: