Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Postos de saúde estão abertos neste sábado, dia 9, para vacinação contra a gripe

sáb, 9 de maio de 2015 06:00

Da Redação

O Ministério da Saúde iniciou, nessa segunda-feira, 4, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe e neste sábado, 9, acontece em todo país o Dia D de Vacinação. Das 8 às 17h, todas as unidades de saúde estarão abertas para receber a população, inclusive nos distritos de Amanhece, Piracaíba e Contenda. A campanha termina no dia 22.

Vacinação-gripe

Disponibilizada gratuitamente nos postos de saúde, vacina garante proteção contra três subtipos do vírus influenza

Para intensificar a cobertura da campanha, três equipes volantes devem passar pelos bairros mais distantes para garantir a vacinação dos araguarinos que possuírem dificuldade para se locomover até as unidades de saúde.

O público-alvo é formado por crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde,  gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e pessoas portadoras de doenças crônicas. Neste último caso, é necessário levar um comprovante médico que ateste a condição alegada.

Doença crônica é uma doença que persiste por períodos superiores a seis meses e não se resolve em um curto espaço de tempo, como diabetes, doença de Alzheimer, hipertensão, asma, AIDS, doenças autoimunesetc, além de doenças respiratórias, como asma e rinite.

A imunização não é indicada para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

O Ministério da Saúde estipula como meta de vacinação a cobertura de pelo menos 80% das 27,9 mil pessoas que formam o público alvo. Ou seja, em Araguari, será necessário imunizar 22,3 mil pessoas na campanha. As informações são da coordenadora de Epidemiologia, Lúcia Hirono.

Esse ano, 54 milhões de doses foram distribuídas em todo o país, com componentes que protegem a população contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B. Dados do governo mostram que, em 2014, 1794 pessoas foram internadas em decorrência de complicações da gripe e 326 morreram. A H1N1 foi a que provocou o maior número de óbitos (163), seguido do H3N2 (105).

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: