Domingo, 01 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Posto de Coleta de Sangue em Araguari incentiva doação às vésperas do Carnaval

sex, 14 de fevereiro de 2020 05:40

Da Redação

Feriado prolongado é considerado um período crítico em razão da queda na coleta

Reinaugurado em outubro de 2019, o Posto Avançado de Coleta Externa (Pace) está convocando os doadores de Araguari e região. A iniciativa pretende chamar a atenção da população sobre a importância da doação de sangue, principalmente devido à proximidade do feriado de Carnaval, uma vez que nesta época do ano os estoques têm redução drástica no volume de sangue.

Um dos motivos do afastamento dos doadores é a quantidade de festas carnavalescas que acontecem nos próximos dias em todo o país

Um dos motivos do afastamento dos doadores é a quantidade de festas carnavalescas que acontecem nos próximos dias em todo o país

 

Em entrevista, a médica e responsável pelo setor de captação de doadores Fabiane Saraiva do Nascimento Mazão Leite, afirmou que o atendimento no Pace está sendo realizado normalmente. As doações acontecem em todas as quintas-feiras, no período das 7 às 11h30. O Pace está situado à rua José Carrijo, 205, Centro. “Convidamos às pessoas a conhecer o Posto de Coleta. Muitas ainda não sabem sobre os serviços que são oferecidos na unidade e este chamamento é uma forma de dar visibilidade ao trabalho de doação de sangue que tem sido desenvolvido. Nossa intenção é fazer com que o município seja autossuficiente no que se refere a doação sanguínea, pois, atualmente Araguari consome mais do que é captado na cidade.”

Atualmente, os tipos sanguíneos em menor reserva no Hemocentro Regional são “O+” e “O-”. De qualquer forma, toda tipagem é necessária, pois diariamente são feitas transfusões. Assim, em cada doação são coletados aproximadamente 450 ml de sangue que são encaminhadas ao Hemocentro Fundação Hemominas em Uberlândia. Assim, para ser um doador é necessário ter idade entre 16 e 69 anos – no caso de menores de idade, devem estar acompanhados do responsável e não consumir bebida alcoólica nas últimas 24h, além de ter peso acima de 50 kg.

As restrições são quanto ao fato de ter feito tatuagem ou colocado piercing no último ano; ter passado por procedimento cirúrgico nos últimos doze meses; mulheres em período de amamentação. Outros impedimentos podem ser encontrados durante a avaliação a ser realizada no momento da triagem. “Homens podem doar quatro vezes a cada 12 meses, com intervalo de no mínimo 60 dias entre cada doação e mulheres podem doar três vezes a cada 12 meses, sendo que o intervalo deve ser de pelo menos 90 dias. Para a doação, basta apresentar documento original com foto e não é necessário estar em jejum. Também estamos realizando o cadastro de doadores de medula óssea, uma oportunidade para pessoas interessadas que poderão ser convocados mediante a necessidade de algum paciente.”

A amostra de sangue fica no Redome – Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea, órgão do Ministério da Saúde, sendo necessário fazer apenas uma vez a doação. O município está entre as cidades que mais contribuem para a manutenção dos estoques de bolsa de sangue. Esse motivo levou a prefeitura e a Fundação a considerarem necessário o funcionamento de uma unidade de coleta do município, instalada em Araguari no ano de 2016. No mesmo prédio também estão acontecendo os atendimentos da UBS (Unidade Básica de Saúde) Verde, que funciona de segunda a sexta-feira, com exceção de quinta-feira, dia estipulado para as coletas de sangue pelo Pace.

Em Uberlândia, os atendimentos são realizados no Hemocentro de segunda à sexta-feira: 7 às 11h30, segunda e quarta-feira: 7 às 11h30 e 14 às 17h e no último sábado do mês: distribuição de senhas a partir das 7h. Também é possível fazer um agendamento prévio para doação através do telefone 155 ou pelo site http://mg.gov.br/conteudo/geral/agendamento-online.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: