Quarta-feira, 10 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Por instalação da 2ª Vara Criminal, autoridades estaduais projetam visita a Araguari

sáb, 8 de março de 2014 13:56

DA REDAÇÃO – Depois de vários anos em discussão, a proposta para a instalação da Segunda Vara Criminal está prestes a se tornar realidade em Araguari. Aprovada pela Corte do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), a iniciativa é tema de um evento na próxima semana no município.

Marcado para sexta-feira, 14, a solenidade deve contar com a participação de várias autoridades estaduais, entre elas os presidentes do TJMG, Joaquim Herculano Rodrigues e da Assembléia Legislativa de Minas, deputado Dinis Pinheiro (PSDB). A expectativa é que o governador Antônio Anastasia (PSDB) também esteja presente na ocasião.

O avanço para a consolidação da medida foi conduzido desde o início do ano anterior, quando uma comitiva de autoridades locais se dirigiu a Belo Horizonte a fim de mostrar o interesse ao presidente do TJMG. Composto pelo prefeito Raul Belém (PP), a ex-titular da Vara Criminal, Genole Santos de Moura, o promotor de Justiça, André Luis Alves de Melo, o juiz da Vara Cível, Pedro Vivaldo de Souza Noleto e o diretor do Foro da Comarca, Rowilson Gomes Garcia, o grupo desembarcou em Araguari confiante na proposta.

Recentemente, em entrevista ao Jornal Gazeta do Triângulo, o diretor do Foro atribuiu um saldo positivo à nova realidade do poder jurídico local, principalmente no atendimento à infância e juventude. Configurada como uma daquelas que mais julgam processos em Minas, a Comarca de Araguari detém um acervo superior a 43.500 causas, incluindo 31.250 das Varas Cíveis, 8.834 da Vara Criminal e 3.433 do Juizado Especial.

Conforme apurou a reportagem, a expectativa é que a vara seja instituída com um total de 4.417 processos redistribuídos. A iniciativa também deve oferecer oportunidades para cargos de escrivão, servidores e estagiários.

A solenidade de comemoração da novidade ocorre a partir das 11 horas, no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). A Segunda Vara Criminal será difundida nas dependências do Fórum “Dr. Oswaldo Pieruccetti”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: