População diz que cemitérios de Araguari, Amanhece e Piracaíba estão abandonados
sex, 20 de abril de 2018 05:26Da Redação
Mato alto está entre as maiores reclamações dos populares
Nas redes sociais os moradores de Araguari, inclusive dos distritos de Amanhece e de Piracaíba, tem uma reclamação em comum: a situação de abandono de todos os cemitérios que são de responsabilidade do atual governo. A manutenção dos túmulos é encargo dos familiares, mas as maiores queixas são referentes ao mato alto, cuja limpeza deve ser feita pelo Executivo.

Moradores de Amanhece expõe situação do cemitério em redes sociais
Tendo isso em vista, a Gazeta do Triângulo entrou em contato com alguns moradores para verificar suas opiniões sobre o estado dos locais, onde estão sepultados seus entes queridos. Maria Aparecidaafirma ter dificuldades em encontrar o túmulo de seu familiar em Amanhece. “Tem que afastar com o pé; só assim podemos encontrar onde está, é um absurdo”, conta.
Outro morador do distrito,José Eustaquio Alves, expôs em redes sociais a situação do cemitério. As imagens mostram mato alto, onde quase não se enxerga as sepulturas. “Me falaram que o local estava muito sujo e fui conferir. Tirei as fotos para mostrar a situação”, disse à reportagem.
O cemitério Bom Jesus, o mais antigo de Araguari, também é alvo de críticas severas. Uma internauta comenta que foi visitar o túmulo de seu pai no domingo, 15, e deparou-se com um total descaso. “Fomos visitar o túmulo do meu pai e o que encontramos dói. Sentimos na pele o quanto falta humanidade ao próximo. O que querem é o bem de si próprio. Sei que não vai mudar em nada, mas tenho certeza que o cidadão merece ver o que está sendo feito por nós: nada”, afirma.
No Cemitério Park a situação não é diferente. Um cidadão sugere, em redes sociais, que a própria comunidade realize essa limpeza. “Podíamos em repúdio fazer um mutirão de limpeza, nós mesmos pegarmos para limpar estes cemitériose mostrar para Araguari e o Brasil que somos melhores do que estes administradores de nossa cidade”, coloca.

Limpeza do Cemitério Park está sendo realizada por servidores da secretaria de Serviços Urbanos
A situação decorre da ausência de empresa licitada para limpeza dos locais. Conforme o supervisor geral dos cemitérios João Gabriel Silva de Araújo Martins (que foi nomeado ao cargo no dia 14 de abril, após exoneração de Roberto Resende Cury) a promotoria solicitou o cancelamento do contrato emergencial para limpeza dos locais. “A partir daí não temos como limpar os cemitérios, pois não estaria dentro da legalidade. Estamos preparando a licitação que deve ser publicada na próxima semana. Acredito que dentro de um mês e meio a ordem de serviço seja dada para a empresa que vencer o processo licitatório e a manutenção aconteça”, disse.
O Cemitério Park recebe a limpeza por parte da secretaria de Serviços Urbanos, conta Martins. “Lá, a manutenção está sendo feita por servidores da secretaria de Serviços Urbanos, o que não onera os cofres públicos”, coloca. Os demais cemitérios, o Bom Jesus e os localizados em Amanhece e Piracaíba precisam aguardar a conclusão da licitação para receberem os devidos cuidados.
4 Comentários
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- DA REDAÇÃO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- CANTINHO DO MÁRIO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Tupaciguara promove o Natal Luz 2025 dom, 7 de dezembro de 2025
- Olé F.A vai até Uberlândia jogar as semifinais nas categorias sub-15 e sub-17 dom, 7 de dezembro de 2025
- Uberlândia: veículos com placas idênticas são apreendidos pela Polícia Rodoviária Estadual dom, 7 de dezembro de 2025
- Câmara aprova medidas estratégicas em sessão extraordinária do Legislativo dom, 7 de dezembro de 2025
- Vereador Nego reforça ações por melhorias na saúde, na infraestrutura e na organização urbana de Araguari dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Indianópolis promove seminário de boas práticas com foco na gestão e ações docentes dom, 7 de dezembro de 2025
- Futebol Solidário Família Fachinelli dom, 7 de dezembro de 2025
- Copa Rural de Futebol Society Masculina Piracaíba – LAFS dom, 7 de dezembro de 2025
> > Veja mais notícias...

Este cemitério pelo nome era para ser igual aqueles dos EUA Só que o povo norte americano agente vê pelos filmes adoram cuidar das gramas. Cada um quer ter a grama mais aparada do que o outro. Agora aqui não, é terceiro mundo mesmo o povo gosta de um matagal. Não adianta tem que ter uma ou duas pessoas exclusivas para cuidar dessa grama todos os dias ou então pegar essas pessoas que ganham um dinheirão e não tem serventia e mandar fazer este serviço.
Eu não sei, mas quando estes serviços eram feitos pela prefeitura era tudo limpinho, depois que colocaram empreiteiras parece que ficou tudo sujo. Algum tempo atrás lá pelos anos 70, 80 tinha jardineiros nas praças eles cuidavam de tudo, nas ruas sempre se via os garis. Agora uma vez por ano é que vejo alguém limpando as rua. Eles só cuidam da Teodolino e algumas avenidas centrais onde tem órgão importante. Parece que acham desperdiçado pagar cuidadores para locais específicos pois não adianta limpar uma vez e depois levar quatro meses para limpar de novo. Tem que se inspirar na terra do Tio Sam.
Com estes esquemas que o Ministério Público vem rechaçando, explica o motivo que não sobra dinheiro para capinar os cemitérios. E o prefeitão, será que está dormindo também?????
A SITUAÇÃO DO CEMITÉRIO BOM JESUS ESTÁ DEPLORÁVEL…. ATÉ RESTOS DE CAIXÃO ESTÃO ESPALHADOS PELO CEMITÉRIO…. TOTAL FALTA DE RESPEITO!!!! AS PESSOAS VÃO VISITAR OS TÚMULOS E SE DEPARA COM ISSO. LAMENTÁVEL!!!