População de grupos prioritários ainda pode receber imunização contra gripe nas unidades de saúde
qua, 24 de maio de 2017 05:16por Stella Vieira
54% da população contemplada pelo Ministério da Saúde foi imunizada até o dia 15 desse mês
A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe do Ministério da Saúde, iniciada no dia 17 de abril, termina nessa sexta-feira, 26 de maio. Segundo o último levantamento realizado pelo departamento de Epidemiologia da secretaria de Saúde de Araguari, 54% da população que faz parte dos grupos prioritários foi vacinada.

Coordenadora da Epidemiologia comenta que possivelmente o prazo de vacinação não será prorrogado
De acordo com a coordenadora do departamento de Epidemiologia, Maria Lúcia Hirono, provavelmente não haverá prorrogação do prazo da campanha. “O Dia D de vacinação ocorreu em 13 de maio e, até o dia 15, observamos que 54% da população contemplada pelo Ministério da Saúde com a dose foi imunizada”.
Esse ano, os grupos que podem receber a vacina gratuitamente na rede pública são: idosos, trabalhadores de saúde, crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, mulheres no período pós-parto, indígenas, detentos, funcionários de presídios e pessoas com doenças crônicas. Além disso, a imunização também está sendo oferecida aos professores da rede pública e privada.
Para receber a dose, os interessados devem comparecer às unidades de saúde portando o cartão de vacina e documentos específicos que comprovem sua participação nos grupos prioritários. Os pais que desejam imunizar crianças entre seis meses e menores de cinco anos devem ser apresentar somente o cartão de vacina. As pessoas com doenças crônicas precisam levar o atestado médico ou receita de medicamento de uso contínuo que comprove a doença.
No caso dos profissionais da área de saúde e professores é necessário apresentar Carteira de Trabalho ou contracheque com descrição do local de trabalho. Os idosos devem comparecer portando o Cartão SUS ou documento de identidade e, as gestantes que não são acompanhadas pelos SUS, podem levar um atestado médico com a solicitação.
“Esse é um medicamento de composição trivalente, que imuniza a população contra os subtipos H1N1, H3N2 e Tipo B, que é o vírus sazonal do Brasil. Para os adultos é ministrada uma dose única e, para crianças entre seis meses e cinco anos, que nunca foram vacinadas, a imunização é aplicada em doses fracionadas”, explica Lúcia Hirono.
Segundo a coordenadora do departamento, os pais devem ficar alerta ao período de aplicação da segunda dose da vacina em crianças de seis meses a oito anos de idade que receberam a imunização pela primeira vez. “Como a primeira dose foi aplicada entre os dias 17 de abril e 26 de maio, a vacinação da segunda dose teve início no dia 17 de maio e termina no dia 26 de junho”.
A coordenadora acrescenta que a cobertura da vacinação em gestantes esse ano foi baixa. “Faremos um levantamento assim que a campanha terminar e deixaremos aproximadamente 500 doses reservadas, pois, de 1.040 gestantes, havíamos vacinado apenas 300. É necessário que a imunização esteja disponível para esse grupo ao longo de todo o ano”. A vacina continuará sendo aplicada em todas as unidades de saúde do município até às 17h de sexta-feira.
Lúcia Hirono afirma que esse ano não houve nenhum caso confirmado de H1N1 em Araguari. Em 2016, o departamento de Epidemiologia recebeu 14 notificações, sendo cinco resultados positivos e dois óbitos (um paciente da zona rural do município e um paciente encaminhado de outra cidade). “Geralmente, os óbitos ocorrem devido às complicações da pneumonia, mas quando a gripe é tratada no começo, os pacientes se recuperam. Até o quinto dia de sintoma, é possível realizar o tratamento com o antiviral”.
Os principais sintomas de H1N1 são febre, tosse, dor de garganta, dor de cabeça, calafrios, fadiga, dores musculares, diarreia, vômito, náuseas, congestão, entre outros. Os sintomas são semelhantes aos da gripe comum, porém, existem alguns detalhes específicos como febre repentina e alta, acima de 38 graus. Pessoas com doença febril aguda, doença neurológica em atividade ou aquelas com antecedentes de alergia intensa a componentes do ovo, ao timerosal e à neomicina não devem ser imunizadas.
A coordenadora ressalta que, para evitar o contágio, é importante manter a higienização, evitar ambientes fechados, manter uma alimentação equilibrada e estar sempre hidratado. “Quando alguém mantém um contato muito próximo com uma pessoa com sintomas de gripe, principalmente em ambiente fechado, com certeza poderá contrair o vírus. É necessário evitar situações como essa”.
Próximas campanhas de vacinação
A próxima campanha realizada pela secretaria de Saúde será a vacinação antirrábica, seguida pela campanha de multivacinação infantil, que deve ocorrer em setembro, para a atualização da caderneta de vacinas das crianças.
O departamento de Epidemiologia também está estudando a possibilidade de realizar uma ação emergencial em escolas para a vacinação de adolescentes contra o HPV. A rede pública oferece a imunização a meninas de 9 a 14 anos e meninos entre 12 e 13 anos. “Pretendemos realizar essa ação em junho, pois a cobertura está baixa. Muitas pessoas que não são contempladas com a vacina nos procuram, mas ela é destinada aos adolescentes dessas faixas etárias. Ainda realizaremos um levantamento das escolas, enviaremos um comunicado para as diretoras, que deverá ser enviado aos pais, juntamente com um termo de autorização para a aplicação da vacina”.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Senar Minas amplia catálogo com dois novos treinamentos ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cidades de MG entre as 100 maiores arrecadações ter, 3 de fevereiro de 2026
- Mesmo com um desfalque importante, o Dallas venceu mais uma e praticamente assegurou sua vaga na próxima fase ter, 3 de fevereiro de 2026
- RADAR – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cascalho Rico intensifica combate à Dengue com a retirada de centenas de pneus e reforça compromisso ambiental ter, 3 de fevereiro de 2026
- Polícia Militar registra ocorrências de tráfico e prisões por furto e receptação no fim de semana ter, 3 de fevereiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Estão abertas as inscrições para a Lista de Espera por vagas na Rede Municipal de Ensino ter, 3 de fevereiro de 2026
- Grupiara celebra 63 anos com grande festa, show de Dyogo & Deluca e resgate das tradições locais ter, 3 de fevereiro de 2026
- Aman Agronegócios e LDT Engenharia/Drakes vencem de novo e ficam próximos da classificação ter, 3 de fevereiro de 2026
> > Veja mais notícias...
