Domingo, 07 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Pop com qualidade? Acreditem! O Bruno conseguiu

qui, 5 de junho de 2014 00:01

abertura alto e bom som
Por muito tempo eu levava comigo uma teoria que dizia que música boa anda na contramão da música radiofônica (as que tocam incansavelmente nas FMs), principalmente quando falamos de musica POP. Sempre me questionei: é possível fazer musica POP e ter qualidade? Digo isso porque a música pop é dentre todas as linhas musicais talvez a mais mundana, é aquela que precisa passar a mensagem para um desavisado que sequer presta a atenção a demonstrações artísticas.  No POP, tudo sempre é focado sintetizando repetições, aproveitando-se de influências para que sua arte seja facilmente assimilada. Tudo isso em conjunto com um refrão “chiclete” que acaba conseguindo o efeito desejado e uma posição mais alta nas paradas musicais. Fazer isso com qualidade artística, sem que sua música pareça um jingle de uma campanha publicitária ou um mero toque polifônico, é uma tarefa muito difícil e quase impossível, em que raros conseguem realizar com sucesso. E acreditem: o Bruno Mars conseguiu.

Um dos indicativos que um artista está conseguindo sucesso na sua empreitada musical é a procura por ingressos de suas apresentações e um grande exemplo disso é Bruno Mars. O cantor americano está em turnê mundial e lotando shows pelo mundo inteiro e esta grande procura não é atoa. Bruno conseguiu emplacar mais singles entre os 10 primeiros das paradas com seus dois álbuns que muito artista de carreira longa e bem sucedida conseguiu durante toda a carreira. E é este ponto que o torna extremamente POP.

Mars consegue reunir as qualidades buscadas num artista pop, suas músicas variam dentre estilo diversos, do romântico para as pistas, e, além disso, tem a presença de um showman, é o que costumamos chamar de artista completo. E a qualidade? Quando você ouve “Treasure” logo é levado em um túnel do tempo direto para épocas áureas da Motown, “Lazy Song” faz com que você queira estar deitado na areia da praia, “When I Was Your Man” emociona em momentos românticos e por aí vai. A qualidade com que ele fez e faz estas variações somada à sua espetacular presença de palco justificam o quão lotados são seus shows e, consequentemente, o tamanho do sucesso que ele tem alcançado.

Bruno Mars, com seu talento artístico e principalmente musical, veio para calar a boca de críticos como eu, que tive que mudar meu conceito e dizer: SIM, É POSSÍVEL SER POP E TER QUALIDADE.

1 Comentário

  1. Camila Moraes disse:

    Muito boa a coluna e a matéria está ótima! Parabéns Jhean Marcell

Deixe seu comentário: