Domingo, 22 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Poluição sonora invade as noites na praça da prefeitura

qui, 19 de junho de 2014 00:28
Excesso de barulho em praça da prefeitura tira o sono dos moradores Em menos de 15 dias, poluição sonora no local levou quatro pessoas à delegacia. Foto: Arquivo

Excesso de barulho em praça da prefeitura tira o sono dos moradores
Em menos de 15 dias, poluição sonora no local levou quatro pessoas à delegacia. Foto: Arquivo

DA REDAÇÃO – A cada fim de semana, um dos principais cartões postais de Araguari é o endereço de várias queixas de moradores. O principal motivo é o excesso do barulho de som automotivo, que invade várias residências nas proximidades do Palácio dos Ferroviários.

De acordo com os moradores, várias pessoas se reúnem na praça Gaioso Neves, onde aproveitam para ouvir músicas em muitas ocasiões com o volume acima do permitido. A constante situação incomoda aqueles que residem na vizinhança. É o caso de um araguarino de 63 anos.

Recentemente, ele demonstrou sua insatisfação com aquilo que se tornou comum nas imediações. Se anteriormente o morador tinha os fins de semana para descansar com os filhos e netos que residem na casa, atualmente a família sequer consegue dormir.
Nos últimos 15 dias, um retrato dessa situação chegou ao encontro dos policiais. Ao todo, quatro pessoas foram levadas à delegacia por poluição sonora.

Na madrugada desta quarta-feira, 18, duas pessoas foram detidas após serem flagradas com o volume acima do permitido. Um deles sequer possuía Carteira Nacional de Habilitação. R.P.A., de 18 anos e L.A.A., 22, receberam voz de prisão por infração de trânsito e crime ambiental.

De acordo com o governo municipal, a solução do problema depende da retomada de um posto policial, uma vez que o vigilante responsável não tem competência para impedir o acesso ao local. É importante salientar que, por ser um dos cartões postais da cidade, o Palácio dos Ferroviários também é palco de inúmeras visitas daqueles que se deslocam para desfrutar da beleza e registrar o espaço.

Até então, a unidade policial instalada nas imediações está fechada por problemas de internet, fundamental para o registro das ocorrências. A prefeitura garante que providências estão sendo tomadas em conjunto com o 53º Batalhão de Polícia Militar a fim de solucionar a situação.

PERMISSÕES

De acordo com a resolução 206 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), para evitar a poluição ao meio ambiente ou danos à saúde humana, o volume emitido por veículos automotores deve seguir as medidas estipuladas conforme a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Aquele que infringir qualquer limite será autuado como crime ambiental. Confira:

– Área residencial – 50 decibéis (noite) e 55 (dia)
– Região central – 65 decibéis (noite) e 70 (dia)
– Região de hospitais – 40 decibéis (noite) e 45 (dia)

2 Comentários

  1. Josias disse:

    Parabéns a policia e ao meio ambiente,as suas autuações tem dado certo,esses indivíduos tem que respeitarem o limite dos seus direitos.

  2. marco Antonio disse:

    Porque que a policia e o meio ambiente atende as chamadas do pessoal ai do centro e quando a gente chama pra vir aqui no bairro santiago no chamado LUAL eles falam que aqui o problema e do ministerio publico. alguem pode me responder? porque o jornal deu destaque pra praça em frente a prefeitura e nunca falou nada aqui dessa bagunça do santiago? e o carlos machado que fala que o LUAL daqui e opção de diversão dos jovens? eu sei , é porque nao é no fundo da casa dele. duvido que vcs teram corgem de publicar.

Deixe seu comentário: