Política: Câmara Municipal realiza primeira sessão ordinária de 2022 nesta terça-feira em Araguari e vereadores votam projetos
qua, 19 de janeiro de 2022 08:34Da Redação

Plenário da Câmara Municipal nesta terça-feira, 18, em primeira sessão ordinária de 2022.
Nesta terça-feira, 18 de janeiro, foram retomadas as sessões legislativas ordinárias na Câmara Municipal de Vereadores em Araguari. A Casa de Leis da cidade estava em recesso desde dezembro de 2021, realizando apenas sessões extraordinárias, quando surgiam pautas urgentes a serem apreciadas. Na primeira sessão do ano, foram entoados o Hino Nacional e o Hino de Araguari.
Na sessão ordinária, os parlamentares do município presentes tiveram oportunidade de realizar seus trabalhos típicos, como a apresentação de requerimentos e uso da palavra na tribuna da Casa.
Assim, um momento de destaque da sessão ocorreu quando o vereador Giulliano Tibá (PSB) adiantou um pedido que é feito anualmente à Administração Pública no início do ano: o envio de um Projeto de Lei que conceda descontos e condições para pagamento de dívidas ativas municipais.
Em outro momento na reunião, o vereador Paulo César PC (Dem) solicitou à prefeitura que realize uma consulta pública à população da cidade a respeito da melhor destinação dos recursos devolvidos, em dezembro de 2021, pela Câmara Municipal ao Poder Executivo. O valor devolvido foi fruto de economia e corte de gastos com folha de pagamento, gratificações e custos operacionais, somando um montante de R$1,1 milhão de reais. “Queremos que seja feita uma consulta pública para viabilizar as necessidades dos munícipes. A Casa devolveu, e pede que seja realizada a consulta pública para saber aonde aplicar esse dinheiro”, disse o edil.
Na pauta da sessão, foram aprovadas diversas proposições de mudanças em nomes de vias públicas, de títulos de cidadão honorário e diplomas de honra ao mérito. Além disso, ficou instituído o Dia Municipal em Homenagem e Memória aos falecidos, vítimas de Covid-19, que deve ser celebrado anualmente na data de 25 de abril e, em forma de luto, as bandeiras no município devem ser hasteadas a meio mastro. A data será incluída no calendário oficial de Araguari, conforme consta no Projeto de Lei 228/2021, do edil Rodrigo Costa (Patri).
Ainda, no que diz respeito à pauta do dia, também houve um destaque especial para a aprovação unânime (14 votos) do Projeto de Lei nº 1/2022, proposto pelo Poder Executivo, que regulamenta a profissão de condutor de ambulância em Araguari. A profissão dos motoristas desses veículos, assim, ganha mais reconhecimento pelo importante trabalho prestado para a sociedade no âmbito da saúde. Os vereadores ainda cumprimentaram os profissionais presentes na sessão e deixaram as portas abertas na Casa de Leis para representar e lutar pela categoria e por seus direitos. Após a aprovação do projeto, por unanimidade, em ato contínuo, aplausos por parte dos presentes, que se colocaram de pé, foram registrados em bom-tom, seguidos por sons de sirenes de ambulâncias ao lado de fora.
A próxima sessão ordinária está prevista para acontecer no dia 25 de janeiro, terça-feira da semana que vem.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Eletroeletrônica movimenta R$ 27 bi em Minas qui, 11 de dezembro de 2025
- VIRA-LATA – 11 DE DEZEMBRO qui, 11 de dezembro de 2025
- Super carga passa pela BR-050 e concessionária monta operação de apoio qui, 11 de dezembro de 2025
- DA REDAÇÃO – 11 DE DEZEMBRO qui, 11 de dezembro de 2025
- Conselho Municipal de Fomento aprova novos investimentos e encerra 2025 com avanços estratégicos para o desenvolvimento de Araguari qui, 11 de dezembro de 2025
- Futebol amador conhecerá seu novo presidente nesta segunda-feira, 15. qui, 11 de dezembro de 2025
- Últimos dias para adotar cartinhas do Papai Noel dos Correios em Araguari qui, 11 de dezembro de 2025
- Araguari é campeã invicta da LIDTAP 2025 no handebol adulto feminino qui, 11 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Monte Carmelo entrega reforma e ampliação na Escola de Celso Bueno qui, 11 de dezembro de 2025
- Posto Avançado dos Bombeiros comemora quatro anos qui, 11 de dezembro de 2025
> > Veja mais notícias...
