Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Policiais penais do Grupamento de Intervenção Rápida participarão de capacitação nesse mês

sex, 7 de maio de 2021 08:03

Da Redação

Em Araguari, equipe especializada do presídio foi criada no ano de 2008

Grupamento de Intervenção Rápida atua em situações críticas do sistema prisional

Começou na segunda-feira, 3, um curso de capacitação para os policiais penais que compõem o Grupamento de Intervenção Rápida (GIR), o qual atua em situações críticas do sistema prisional. Uma das novidades dessa atualização profissional é a realização de aulas de uso tático de fuzil de assalto e pistola semiautomática.

O curso é obrigatório e abrange mais de 700 integrantes do GIR em todo o estado, mas no presídio do município a equipe tem aproximadamente 25 componentes. Conforme a agenda do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), em Araguari a capacitação acontecerá entre os dias 24 e 29 desse mês, simultaneamente com Uberlândia, Formiga, Divinópolis e Três Corações.

Com duração de seis dias, sempre de segunda a sábado, e carga horária de 80 horas/aulas, o curso será ministrado pelas equipes do Cope, sob coordenação do Gabinete do secretário de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, Rogério Greco. O conteúdo programático inclui aulas teóricas e práticas.

As disciplinas oferecidas abrangem temas como ética, uso diferenciado da força, abuso de autoridade, imobilização, algemação, entrada tática, instrumentos de menor potencial ofensivo, gerenciamento de crises, dentre outras matérias, além de treinamento físico.

O Grupamento de Intervenção Rápida atua em eventos como motins no sistema prisional, com a missão de realizar a primeira intervenção tática dentro das unidades, dando suporte às equipes locais. No ano de 2008 em Araguari, foi criado o GIT – Grupo de Intervenções Táticas, passando a se chamar GIR em 2009.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: