Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Polícia Militar recepciona estudantes no primeiro dia de aula do Colégio Tiradentes

ter, 6 de fevereiro de 2018 05:25

Da Redação

Expectativa é de que o 9º ano e o ensino médio sejam implantados em 2019

As aulas no Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Araguari (CTPM Araguari) tiveram início nessa segunda-feira, 5. A escola oferece 230 vagas para alunos de 1º ao 8º ano e a expectativa é de que, em 2019, sejam oferecidos também o 9º ano e o ensino médio.

Estudantes foram recepcionados pela Banda de Música da 9ª Região da Polícia Militar

Estudantes foram recepcionados pela Banda de Música da 9ª Região da Polícia Militar

 

De acordo com o comandante do Colégio Tiradentes, primeiro tenente Ivanir Clementino de Brito, os estudantes foram recepcionados pela Banda de Música da 9ª Região da Polícia Militar (9ª RPM) e todos receberam um cartão de boas vindas. “As aulas tiveram início nessa segunda-feira e colocamos um tapete vermelho para receber os alunos. Além disso, os pais puderam entrar na escola e acompanhar o primeiro dia de aula”.

O comandante afirma que todas as 230 vagas foram preenchidas. “Nós temos 130 estudantes no período matutino e apenas três não vieram no primeiro dia. No período vespertino, temos 100 alunos e todos compareceram. Muitos estudantes conseguiram comprar o uniforme da Polícia Militar e vieram fardados”.

A escola possui quatro salas de aula, sendo que, no período matutino (7h às 11h50) são atendidos os estudantes do 5º ao 8º ano e, no período vespertino (13 às 17h), os alunos de 1º ao 4º ano.  “Nossa expectativa é construir três novas salas de aula e expandir os laboratórios de informática e ciências para podermos implantar o 9º ano e o ensino médio em 2019”. O colégio também conta com uma quadra de esportes, biblioteca e uma cantina. “Os alunos têm a opção de trazer o lanche de casa, mas também fornecemos um lanche gratuito todos os dias”.

Segundo o comandante, a escola utiliza o sistema de ensino Mais Positivo, com apostilas físicas e digitais. “É um sistema de ensino de qualidade e o diferencial do Colégio Militar é que o professor tem a liberdade para trabalhar a questão da disciplina, ética, valor e cidadania. Temos monitores, que são policiais militares e acompanham os alunos dando instruções, ensinando a marchar e a fazer continência. Desde o primeiro dia de aula eles também aprendem a entrar em forma e como devem chamar seus superiores”.

O Colégio Tiradentes também é acessível e atende a estudantes portadores de necessidades especiais. “Temos três alunos portadores de necessidades especiais e professores para acompanhá-los em sala de aula. Há professores especializados para atender a qualquer aluno com deficiência. Esse é um dos nossos diferenciais”.

Durante o ano serão desenvolvidos programas da Polícia Militar como o Programa Educacional de Meio Ambiente (PROGEA) e o Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD). “Nosso conteúdo escolar inclui questões de valores, hierarquia, ética, sociologia, psicologia, sociabilidade, dignidade humana, além das disciplinas de ensino religioso, ensino artístico e todas as disciplinas que as escolas de alto nível possuem. Também temos vários projetos que pretendemos lançar durante o ano, além de promovermos cursos para capacitação dos professores e atividades extraclasse para os alunos”.

O comandante ressalta que a expectativa para o ano letivo é bastante positiva. “O primeiro dia de aula foi uma data festiva e um marco para a cidade de Araguari. Os pais puderam acompanhar seus filhos e muitos ficaram emocionados e satisfeitos com o ensino e a disciplina. Essa é uma alegria para nós da Polícia Militar”.

Sobre o Colégio Tiradentes

O Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Araguari (CTPM Araguari) é gratuito e as vagas são voltadas aos filhos e netos de policiais militares, além de membros da sociedade civil. A resolução que autorizou a criação do colégio no município foi assinada no dia 31 de outubro do ano passado pelo comandante Geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Helbert Figueiro de Lourdes.

A reforma no prédio que abrigava o 4º Pelotão de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário teve início em novembro e foram investidos aproximadamente R$ 92 mil. O período de matrículas ocorreu no mês de janeiro e, das 230 vagas, 19 foram preenchidas por membros da sociedade civil. As demais vagas foram preenchidas por filhos policiais militares, bombeiros e civis concursados para trabalhar na Polícia Militar.

O ensino do colégio tem reconhecimento federal por sua excelência em resultados de provas nacionais como o ENEM (exame nacional do ensino médio). Em Belo Horizonte, as suas unidades sempre estão entre as 10 melhores escolas públicas, tanto do Ensino Fundamental, quanto no Ensino Médio.

3 Comentários

  1. Julio Cesar Alves disse:

    Parabéns à todos que trouxeram esse Colégio Militar para nossa cidade.

  2. NETO RUBENS disse:

    Quero trabalhar para os senhores Tenente , como faço para participar do processo seletivo ? Esse e o meu sonho servir a Patria . Ajudar o Brasil.

  3. Maria disse:

    Parabens por essa conquista tao importante para nossa cidade.É a esperanca de formar cidadaos de bem.Tomara que em 2019 nos comunidade tenhamos mais oportunidade de vagas para nossos filhos.

Deixe seu comentário: