Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Polícia Militar lança operação “Semana Santa Segura”

qua, 28 de março de 2018 05:00

por Tatiana Oliveira

Efetivo será intensificado nas sete cidades de atuação do 53º Batalhão de Polícia Militar

Na tarde de ontem, 27, os militares do 53º Batalhão de Polícia Militar lançaram a operação “Semana Santa Segura”. “Nós somos responsáveis por atuar em sete cidades (Araguari, Indianópolis, Grupiara, Estrela do Sul, Cascalho Rico, Araporã e Tupaciguara) das quais cobrimos a zona urbana e rural e a operação acontece em todas elas”, coloca o comandante da operação tenente Jessé.

A ação ocorre até segunda-feira, 2, com a finalidade principal de coibir e prender autores de crimes durante a semana pascal. “Nós estamos lançando o máximo de efetivo da unidade no terreno a fim de realizar várias atitudes preventivas e repressivas no combate ao crime”, comentao tenente Jessé.

Além das viaturas e militares normais do turno, participam do lançamento da operação 27 PMs, sete viaturas, três motos e um helicóptero, o Pégasus, que sobrevoou a cidade nessa terça-feira até por volta das 19h.

O combate ao aumento de crimes contra a vida na cidade é um dos pontos a serem alcançados pelos militares. “É uma preocupação que nós temos, o comando da unidade está envidando todos os esforços no sentido de evitar esses crimes e também prender e identificar os autores que cometeram delitos na cidade de Araguari”, afirma o tenente.

O comandante da 9ª Região de Polícia Militar, coronel Cláudio Vítor Rodrigues Rocha, participou da operação em Araguari. Em entrevista à Gazeta do Triângulo ele afirma que apesar do aumento no número de delitos em Araguari, a quantidade de crimes praticados na cidade é pequena. “Então, se existe a média de um crime por dia, se acontecerem dois, é um aumento de 100%. Na verdade, quando se olha estatísticas o retrato não mostra a realidade, pois os números são baixos”, disse.

Questionado sobre os homicídios em Araguari, ele mostra confiança e afirma que estão sendo feitas diligências para encontrar os culpados. “Araguari teve um certo aumento, principalmente no caso de homicídios. Nós estamos mapeando algumas gangues, pessoas que estão praticando crimes, para prender os autores”, coloca à Gazeta. “Estamos fazendo as operações primeiro para tranquilizar, mostrar que estamos presentes, atuantes e vamos continuar esse trabalho de prevenção. Essa é nossa principal ideia: proteger o cidadão de bem, agir de forma implacável contra o crime e aumentar a sensação de segurança para a população”, alega.

Segundo ele, Minas Gerais apresenta um resultado positivo na diminuição de delitos. “Temos uma redução de crime em dois anos consecutivos, 14% no ano passado e esse ano na ordem de 30%”.

Como forma de combate ao crime, ele aposta na capacitação e prevenção. “Vamos fazer neste ano outro curso Tático Móvel e um curso GR para toda a região e estamos realizando treinamentos sistemáticos nas madrugadas para a prevenção de estouro de caixas eletrônicos, que tivemos uma redução de 59,8% em relação ao ano passado”, relata. “Isso mostra que o caminho da prevenção e qualificação de efetivo é o que dá resultado”, completa o comandante regional.

O coronel também elogia a atuação da PM em Araguari. “Queria destacar principalmente, a ação e comando do tenente coronel Adriano, a motivação da tropa, a disciplina tática, que são os policiais envolvidos na operação no sentido de efetivamente coibir a prática delituosa da cidade”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: