Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Polícia Militar intensifica efetivo em operações Natalina e Férias Seguras

sáb, 24 de novembro de 2018 05:31

Da Redação

Serão ao menos 60 dias ininterruptos de reforço no policiament

As vitrines do comércio começam a ser decoradas, as ruas se enchem de pessoas em busca de presentes de Natal. O clima é de fim de ano e para garantir a segurança dessa época de compras, a Polícia Militar iniciou ontem, 23, a Operação Natalina. “Inicia-se a operação não somente em Araguari, como em todas as cidades que compõe a 9ª Região da PM. Faremos o incremento do policiamento com vista a fortalecer a nossa malha protetora, nossa capacidade preventiva. Com isso, vamos colocar diariamente o efetivo administrativo como apoio, reforço às ações”, relata o capitão PM Leandro de Ângelo Menezes, comandante da 252ª Companhia do 53º Batalhão de Polícia Militar.

Policiamento é intensificado até final de janeiro

Policiamento é intensificado até final de janeiro

 

O lançamento ontem teve como ponto inicial a praça Manoel Bonito, no centro da cidade, com a saída de oito viaturas em um ‘sirenaço’ que percorreu o centro da cidade e as avenidas Coronel Teodolino Pereira de Araújo, Bahia, Mato Grosso e Minas Gerais. “A ideia é potencializar a presença da PM, levando segurança subjetiva à população e agindo de forma preventiva no sentido de quebrar o ânimo do autor de crime,“ disse o comandante da operação. O efetivo é intensificado por ao menos 60 dias ininterruptos, em duas operações da PM que duram até o final de janeiro: Natalina e Férias Seguras.

O foco principal da operação natalina é o comércio, afirma o comandante. “Na área comercial e nas áreas periféricas da cidade haverá lançamento do policiamento com vista a fortalecer a prevenção e também o desencadeamento de operações repressivas pontuais.”

Segurança nas compras

Nesse período, o comandante recomenda cuidado ao consumidor e ao comerciante. No caso de quem for às compras, o recado é claro: não andar sozinho e ficar atento. “As pessoas devem evitar a exibição. Se tiver que fazer contagem de dinheiro, faça em local seguro, de preferência dentro do estabelecimento e de forma discreta. Na condução de sacolas, bolsas, trazê-las sempre na parte da frente do corpo, dar preferência a bolsas de tiras mais curtas e evitar andar sozinho e em locais ermos, mal iluminados”, alerta.

A dica também vale para os comerciantes, que nesse período costumam fechar as lojas um pouco mais tarde. “Para o comerciante é sempre muito interessante a observação do ambiente externo da loja. Sugiro que ele adote o hábito de ir até a porta da loja, acompanhar o cliente até a porta e observar, pois o criminoso costuma estudar a oportunidade, o cenário antes de agir”, recomenda. “Caso seja visto algum suspeito, a Polícia Militar deve ser acionada pelo 190 que iremos verificar”, completa.

Operação Férias Seguras

Para quem vai viajar nas férias o comandante da operação deixa algumas dicas para não ter qualquer surpresa negativa quando voltar para casa. “É importante adotar medidas como conversar com os vizinhos, compartilhar informações com eles, deixar alguém observando seu imóvel para que, caso percebam algum suspeito, façam acionamento da Polícia Militar.”

Outra recomendação é conferir todas as trancas da casa antes de sair. “Observar, antes de partir, se está tudo fechado, janelas trancadas. Há pessoas que se esquecem; saem de viagem e deixam um portão aberto e isso é chamariz para a atuação do criminoso”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: