Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Polícia Militar iniciará uma nova edição do PROERD nas escolas do município

qua, 15 de fevereiro de 2017 05:43

Da Redação | Com Assessoria

Expectativa é atender aproximadamente mil alunos no primeiro semestre desse ano

O 53º Batalhão de Polícia Militar iniciará em breve uma nova edição do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) nas escolas do município. Na última semana, o secretário de Políticas Sobre Drogas esteve reunido com representantes do programa e ofereceu apoio para a execução do mesmo nas instituições de ensino.

De acordo com o secretário da pasta, Ailton Oliveira Sousa, a continuação desse trabalho nas escolas é de grande importância. “Nós acreditamos que a forma de minimizar os efeitos devastadores das drogas na sociedade é investir na prevenção, por isso a necessidade desse trabalho pontual de prevenção ao uso de drogas ilícitas e ao abuso de drogas lícitas”.

O secretário ofereceu apoio ao militares e afirmou que o próximo passo é a criação de uma sala destinada ao PROERD na sede da secretaria de Políticas Sobre Drogas. O espaço disponibilizará uma infraestrutura adequada para o planejamento das ações e para as reuniões necessárias. “Ao apoiar a Polícia Militar na realização do programa, a secretaria une esforços em busca do mesmo ideal. É necessário trabalhar de maneira integrada”, ressaltou Ailton Oliveira.

Segundo o coordenador do Programa Educacional de Resistência às Drogas, sargento Mauro Pereira, o projeto é realizado duas vezes ao ano e atende aproximadamente a mil alunos por semestre em escolas da rede municipal, estadual e particular. “Realizamos as atividades em Araguari, na zona rural, nos distritos e, às vezes, em Indianópolis e Estrela do Sul”.

O coordenador afirma que o programa é executado em aproximadamente dez semanas, onde são abordados temas como violência, combate às drogas, cidadania, valores, entre outros. “Trabalhamos com uma faixa etária entre 9 e 12 anos, pois nessa idade os estudantes tem admiração pelos policiais. Usamos disso para afastá-los das más amizades e ensiná-los a recusar as ofertas de drogas”.

O PROERD é realizado em Araguari há 15 anos e atende a cerca de três mil alunos anualmente. “Trabalhamos os três pilares para que o programa seja bem sucedido, que são a família, a escola e a Polícia Militar. Se um desses pilares estiver faltando, não é tão produtivo”.

Em dezembro do ano passado, o programa formou mais de 300 alunos. Durante a execução do programa os estudantes recebem material didático e ao final do programa fazem uma redação contando o que aprenderam. As melhores redações são premiadas na formatura e todos os participantes recebem um certificado, além de realizarem um juramento, se comprometendo a permanecerem afastados das drogas.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: