Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Polícia Militar de Araguari inicia curso de radiopatrulhamento Tático Móvel

qua, 22 de junho de 2016 05:02

Da Redação

Treinamento é dividido em dez módulos, que serão aplicados quinzenalmente

O 53º Batalhão de Polícia Militar de Araguari iniciou, nessa segunda-feira, 20, o curso de nivelamento de radiopatrulhamento Tático Móvel. O curso conta com a participação de 30 militares e terá duração de aproximadamente dois meses.

De acordo com o primeiro tenente Tiago Palhares, coordenador do módulo de radiopatrulhamento, o curso abordará diversas modalidades de portfólio de serviços. “Além do Tático Móvel, temos várias modalidades de serviço, como a patrulha de atendimento comunitário, patrulha escolar, patrulha rural, Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) patrulha de operações, entre outros e todos esses serviços irão passar pelo mesmo treinamento, em suas áreas específicas”.

Durante o curso, patrulhamento preventivo conta com mais 30 militares e dez viaturas

Durante o curso, patrulhamento preventivo conta com mais 30 militares e dez viaturas

 

O militar explica, ainda, que o curso foi dividido em módulos aplicados quinzenalmente. “O curso será dividido para que os participantes possam aproveitar da melhor forma e para que não prejudique a prestação de serviços. Esse é um pontapé inicial de novas doutrinas que têm sido adotadas na unidade”.

O curso conta com a participação de 30 militares e os treinamentos são ministrados por oficiais do 53º Batalhão de Polícia Militar de Araguari e do Batalhão de Missões Especiais de Uberlândia. “Os treinamentos consistem na parte teórica e prática, sendo que, nos dias de treinamento, a partir das 17h30, esses militares são empregados nas ruas e trabalham em defesa da sociedade, ou seja, no período noturno, a sociedade conta com 30 militares e dez viaturas a mais nas ruas”.

Durante o primeiro dia de curso foi trabalhada a doutrina de emprego tático móvel e noções básicas de explosivos. Nessa terça-feira, 21, foram trabalhados os armamentos e equipamentos policiais. “Os alunos do curso são da companhia do Tático Móvel, mas também contamos com a participação do pessoal da 252ª Companhia e militares de Estrela do Sul, que mais tarde realizarão as operações em cidades menores”.

Segundo o capitão Vandelan Alves Gomes, coordenador do curso de nivelamento de portfólios, a capacitação ainda não havia sido realizada no município. “É um curso pioneiro de nivelamento para a cidade de Araguari. Ele visa justamente melhorar a prestação de serviço do policial e, ao mesmo tempo, reforçar o policiamento, pois os participantes são militares de vários setores, que participam do curso e, posteriormente, na fase prática, realizam o policiamento preventivo na cidade”.

Após a participação no treinamento teórico, nessa segunda e terça-feira, os militares participantes do curso realizaram policiamento no perímetro urbano. “O curso é aplicado tanto para policiais mais experientes, quanto para os novatos, que, durante a prática, participam de operações de prevenção, repressão e batidas policiais no perímetro urbano”.

Segundo o capitão, a expectativa é que o curso termine no final no mês de agosto. “Iniciamos o curso essa semana, porém, são vários módulos, com duração de aproximadamente dois meses. Esse curso vem também para atender aos anseios da comunidade e melhorar a qualidade da prestação de serviços do policial militar”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: