Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Polícia Militar apresenta projeto de Inteligência Artificial

ter, 19 de abril de 2022 09:17

Da Redação

 

Ontem, 18, aconteceu uma reunião no auditório do Sicoob Aracoop. Na oportunidade comandante do 53º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Vanderlan Alves Gomes, apresentou à população o Programa Polícia 4.0. O projeto é pioneiro na região, está se expandindo por Minas Gerais e sendo implantado em Araguari.

De acordo com o tenente-coronel, Vanderlan, o projeto tem como objetivo o uso de tecnologia para melhorar a segurança pública da cidade, de modo especial, com a utilização de imagens de câmeras de segurança com alto nível de resolução, pois elas fazem a leitura de placas de veículos e permitem o reconhecimento facial de pessoas, alimentando um sistema de alerta da Policia Militar. O policial tem acesso a esse sistema, através de um aplicativo de celular, que permite fazer uma análise preventiva dos fatos, isto é, torna possível antecipar as situações.

O programa visa melhorar a segurança pública, através da instalação de câmeras de alta resolução

 

O sistema de leitura de placas é muito utilizado, mas em Araguari existem somente seis câmeras que fazem esse tipo de leitura. O Polícia 4.0 tem como meta ampliar essa quantidade de câmeras.

De acordo com o comandante do 53º Batalhão de Polícia Militar de Araguari, a ampliação desse sistema pode ser custeada com o apoio de órgãos públicos, empresas privadas e da população de modo geral. O tenente-coronel, Vanderlan também disse que se reuniu com o prefeito Renato Carvalho e o chefe do Executivo se dispôs a apoiar projeto, financiando parte da implantação do Polícia 4.0 no município, inclusive assegurando a integração de dezesseis câmeras do sistema “Olho Vivo” de Araguari, no novo Programa da Polícia Militar.

Um ponto que merece destaque é que as câmeras utilizadas no Polícia 4.0, tem resolução mínima de cinco mega pixels.

Na reunião foi explicado que tanto as empresas, quanto os moradores podem instalar várias câmeras, ou apenas uma, em frente ao estabelecimento comercial, ou à residência e compartilhar o endereço de IP com a Polícia Militar, através do Polícia 4.0. O programa pode identificar pessoas envolvidas em ação delituosa ou suspeitos, através da leitura de placas ou reconhecimento facial. Vale esclarecer, que existem várias reincidências por delitos, com isso muitos delinquentes já estão previamente cadastrados no sistema, com as imagens das câmeras de segurança, a probabilidade de prisão é bem maior.

1 Comentário

  1. Junior disse:

    E as camaras irão coibir os altos índices de furto ocorrido recentemente na cidade?

Deixe seu comentário: