Domingo, 14 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Poesia “Nota sem título” de Talita Gonçalves vence concurso da Academia de Letras e Artes de Araguari

ter, 10 de outubro de 2017 05:51

por Stella Vieira

A poesia “Nota sem título” de Talita Gonçalves foi a vencedora da 48ª edição do Concurso Nacional de Contos e Poesias “Abdala Mameri”, promovido pela Academia de Letras de Artes de Araguari (ALAA). O concurso é realizado anualmente e recebe inscritos de todo o país.

Talita Cristina Gonçalves tem 25 anos e é natural de Araguari. Iniciou seus estudos na Escola Estadual Professora Katy Belém e cursou os ensinos fundamental e médio na Escola Estadual Isolina França Soares Torres. Começou a estudar História na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e hoje é aluna de Publicidade e Propaganda na ESAMC de Uberlândia.

Talita Gonçalves foi repórter no Gazeta do Triângulo durante oito anos

Talita Gonçalves foi repórter no Gazeta do Triângulo durante oito anos

A jovem começou a trabalhar aos 16 anos como repórter no jornal Gazeta do Triângulo, onde escreve a coluna “Meio Desligado”, que aborda temas relacionados à cultura e política. Atualmente, trabalha em Uberlândia, na agência de Marketing Digital Contra Mestre.

De acordo com Talita Gonçalves, essa foi a primeira vez em que participou do concurso. “Apesar de trabalhar com escrita e ter uma coluna, eu sempre tive vergonha de participar. Na minha coluna, emito opiniões sobre política e cultura, mas nunca havia mostrado meus textos pessoais para o público”.

A jovem foi premiada em primeiro lugar na categoria de poesias do concurso. “Foi uma surpresa para mim, pois acompanhei as edições anteriores e as pessoas que participam tem muita habilidade com a escrita. Achei que não tinha chances de ganhar. Até agora estou um pouco perplexa”.

Segundo a ganhadora do concurso, esse foi um incentivo para continuar a escrever. “Geralmente escrevo crônicas, poesias e versos soltos, então, essa conquista me incentivou a continuar. Ainda preciso melhorar muito, mas agora tenho a tranquilidade de saber que estou no caminho certo. Sinto-me feliz com o resultado do concurso, mas acredito que meus familiares e namorado estão ainda mais felizes do que eu. É muito bom poder proporcionar essa sensação de orgulho para as pessoas que amamos”.

A jovem conta que o tema da poesia retrata amores não correspondidos e as ansiedades do mundo contemporâneo. “Esse tema é um lugar comum na literatura, mas sempre é possível falar desse tipo de sentimento sob uma nova perspectiva. Algumas pessoas acham que esse tipo de texto é baseado em situações que aconteceram com o autor, mas nem sempre. Muitas vezes é comum se deixar influenciar por histórias de outras pessoas e trabalhar como se fosse um sentimento nosso. É aquela velha história do eu lírico”.

A vencedora agradece a todos que a incentivaram e acreditaram em seu potencial. “O que eu sou hoje e o que faço têm muito a ver com essas pessoas que passaram pela minha vida. Agradeço aos meus professores e também à equipe do Gazeta do Triângulo, especialmente a Sávia de Lima, Márcio Marques e o Dr. Darli, por terem me dado a oportunidade de fazer parte da redação. Sem dúvidas, foi uma escola na minha vida eu posso dizer que o Gazeta é como se fosse a minha segunda casa”.

O evento para a entrega da premiação do concurso ocorrerá no dia 11 de novembro, na sede da Academia de Letras de Artes de Araguari, localizada na rua José do Patrocínio, 291, Centro. Além da entrega dos prêmios, durante a solenidade, serão homenageados escritores, músicos e artistas.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: