PM realiza atividades e mobiliza população para a prevenção ao uso de drogas
qui, 27 de junho de 2019 05:26Da Redação
Entre os dias 19 e 26 de junho, municípios brasileiros fizeram diversas atividades alusivas à Semana Nacional de Políticas sobre Drogas, instituída por meio do Decreto n° 28 de maio de 1999. As ações vão desde rodas de conversas, oficinas e teatro para pais até exposições, workshops e palestras.
Em Minas Gerais, a Semana Estadual de Prevenção às Drogas foi instituída no artigo 1º da Lei nº. 12.615(24/09/97) e alterada pela Lei 16.514 (22/12/2006), com o objetivo de sensibilizar a população para a prevenção ao uso de drogas, promoção da saúde e qualidade de vida dos mineiros. Diante disso, o 53º Batalhão de Polícia Militar desencadeou em Araguari, várias ações preventivas.
As guarnições têm promovido operações para coibir o tráfico de drogas na cidade, como por exemplo, rondas em localidades conhecidas como ponto de comercialização de substâncias licitas, como ocorreu na madrugada da última terça-feira, 25. No bairro Goiás, foram apreendidas aproximadamente 112 pedras de crack prontas para serem comercializadas no município.
Conforme apurou a reportagem, durante patrulhamento, os militares avistaram um motociclista em atitude suspeita e, na abordagem, encontraram em seu capacete um embrulho contendo 15 pedras da substância que, segundo ele, seriam vendidas pelo preço unitário de R$ 10 na cidade. Em conversa com os policiais, ele informou que havia mais entorpecentes em sua residência, fato comprovado após buscas sendo apreendidas outras 97 pedras de crack.
Além dos patrulhamentos, também foram realizadas operações em áreas rurais, como nos distritos Amanhece e Piracaíba, de forma a inibir a ação de traficantes em sítios, fazendas e similares que são usados como local de armazenamento e refino.
De acordo com o comandante da PM, tenente-coronel João Romeu Mendonça, a prevenção é a melhor ferramenta e deve ser trabalhada constantemente. Assim, foram intensificadas palestras em escolas da cidade, por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) que possui como principais objetivos estabelecer um diálogo de confiança e humanização entre Polícia Militar, escola e família; desenvolver habilidades com as quais os jovens possam evitar más influências em relação às drogas e violência; e discutir a formação cidadã adequada para crianças e adolescentes.
“Neste período promovemos, principalmente, ações preventivas e voltadas às crianças, adolescentes e jovens do município. Diante disso, foram intensificadas palestras e atividades educativas nas escolas. A Polícia Militar trabalha no fortalecimento da família, cumprimento das leis e importância do cidadão compreender que é necessário fazer a constante vigilância dos filhos, pois, o uso de drogas tem destruído famílias e sido o causador de vários problemas sociais, trazendo inúmeros prejuízos à sociedade.”
Em Araguari, o programa é executado há 18 anos pelo 53º Batalhão de Polícia Militar para estudantes do 5º e 7º ano das escolas do município. Durante todo um semestre, mais de mil alunos, das redes municipal, estadual e particular, são contemplados com o projeto. “É o programa de prevenção mais importante da Polícia Militar, com efetividade comprovada estatisticamente, ensinando os jovens sobre escolhas e consequências. Não é apenas um trabalho da PM, é em conjunto com a família e a escola.”
Como encerramento das atividades, foi celebrado ontem, 26, o Dia Internacional de Combate às Drogas. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para conscientizar a população global sobre essa temática, enfatizando a necessidade de combater os problemas sociais criados pelas drogas ilícitas, além de planejar ações de combate à dependência química e ao tráfico de drogas.
Atualmente o uso e abuso de álcool e outras drogas constituem um dos mais importantes problemas de saúde pública no mundo, considerando-se a magnitude e a diversidade de aspectos envolvidos. Conforme informações do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), “todo ano 210 milhões de pessoas usam drogas ilícitas no mundo, das quais quase 200 mil morrem. O uso e o tráfico de drogas constituem ameaças não somente para a saúde, mas também para a estabilidade global e o desenvolvimento socioeconômico”.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Coluna: Da Redação (10/10) sex, 11 de outubro de 2024
- Coluna: Radar (10/10) sex, 11 de outubro de 2024
- Veículo furtado é recuperado pela Polícia Rodoviária Estadual sex, 11 de outubro de 2024
- Bairros Independência e Santiago estão passando por diversas obras de infraestrutura sex, 11 de outubro de 2024
- Tentativa de homicídio no Novo Horizonte é investigada pela Polícia Civil sex, 11 de outubro de 2024
- Araguari Vôlei/ EVA enfrenta o Praia Grande na semifinal da Superliga C sex, 11 de outubro de 2024
- Coluna: Da Redação (10/10) qui, 10 de outubro de 2024
- ENTREVISTA – RENATO CARVALHO qui, 10 de outubro de 2024
- Coluna: Direito e Justiça (10/10) qui, 10 de outubro de 2024
- Prefeitura oferece vagas para venda de flores e arranjos na entrada do cemitério Bom Jesus qui, 10 de outubro de 2024
> > Veja mais notícias...