Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Plano Municipal de Resíduos Sólidos é apresentado em solenidade no Bosque John Kennedy

sex, 17 de março de 2023 13:27

Da Redação

 

Ontem, 16, na Sala Verde do Bosque John Kennedy, a Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Meio Ambiente promoveu a cerimônia de entrega do Plano Municipal de Resíduos Sólidos. Sem o plano, a cidade não consegue ser efetiva na gestão dos resíduos que a população gera.

 

O Plano Municipal de Resíduos Sólidos é um conjunto de ações que tem como objetivo solucionar as questões relacionadas aos resíduos sólidos gerados pelo município. Nele, são consideradas as dimensões política, econômica, ambiental, cultural e social.

O plano contou com a participação de muitas entidades

 

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Guilherme Santana, o plano é um grande estudo sobre os resíduos do município, que serve para orientar e deliberar várias ações relacionadas a esse assunto. “Em um dos seus tópicos são apresentadas todas as características dos resíduos de Araguari. Além disso, são apresentadas as diretrizes para que todos esses resíduos tenham uma destinação ambientalmente correta. São oito tópicos que abordam temas desde o estudo inicial”, disse.

 

É importante mencionar que, a administração municipal deve atuar para educação, formação e mudança de hábitos e comportamentos em favor da preservação ambiental. Poder público e moradores precisam caminhar juntos para assegurar ambientes mais saudáveis para toda a população.

 

“Dentro das características do plano, estão: os dados gerais, arcabouço legal aos resíduos sólidos, caracterização preliminar do município, descrição de atividades, plano de comunicação e mobilização social, caminho metodológico, caracterização dos serviços de resíduos sólidos, coleta seletiva, resíduos de construção civil, resíduos de serviços de saúde, resíduos sólidos de serviços de transporte, resíduos industriais, resíduos sólidos agrossilvipastoris. Esse plano é muito completo, pois trabalha todas as diretrizes dos resíduos de Araguari”, destacou o chefe da pasta de Meio Ambiente.

Ainda conforme o secretário, o plano irá estabelecer metas e novas formas de fiscalização. “Esse plano contou com a participação de várias entidades de classes, como CDL, FIEMG, Polícia Ambiental, Câmara dos vereadores” finalizou Guilherme Santana.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: