Domingo, 01 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Plano de preparação voltado ao período chuvoso é lançado pelo Estado

sex, 25 de outubro de 2019 05:43

por Laura Alvarenga

Nesta quinta-feira, 24, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) realizou em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, o lançamento do plano estadual de preparação para o período chuvoso. Apresentado durante um seminário local, vários civis, entidades e figuras públicas participaram da reunião que ofereceu instruções sobre o tema.

Além dos alagamentos evidentes, chuvas causam prejuízos ao município

Além dos alagamentos evidentes, chuvas causam prejuízos ao município

 

Na oportunidade, os municípios, através dos representantes legais presentes, foram instruídos pela Defesa Civil estadual para a adoção de medidas de prevenção a desastres e, se necessário, implementação de ações de resposta diante da possibilidade de chuvas intensas. Segundo a Defesa Civil, o período chuvoso ocorre entre os meses de outubro e março.

Os municípios também estarão aptos a solicitar apoio do governo federal via Cartão de Pagamento de Defesa Civil (CPDC), ou através da ação de recuperação, com preenchimento de Plano de Trabalho e Relatório de Diagnóstico.

Em Araguari, o Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil (Plancon) estabelece os procedimentos a serem adotados pelos órgãos envolvidos na resposta a emergências e desastres, quando de atuação direta ou indireta em eventos relacionados a estes desastres naturais, ou não; recomendando e padronizando, a partir da adesão dos órgãos signatários, os aspectos relacionados ao monitoramento, alerta, alarme e resposta, incluindo ações de socorro, ajuda humanitária e reabilitação de cenários, a fim de reduzir danos e prejuízos decorrentes.

“Trabalhamos aliados ao Corpo de Bombeiros, mas para esse tipo de ação, quando chove ou tem previsão de chuvas fortes, criamos nosso plano de contingência, que prevê uma estrutura mínima necessária para alertar a população e, também, dar assistência imediata caso aconteça alguma coisa fora do normal; mas seguimos as diretrizes do Estado”, ressaltou Mauro César Rodrigues, diretor operativo da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC).

O Plancon é utilizado em situações diversas, como: alagamentos, enxurradas, inundações bruscas, deslizamentos de grande impacto, acidentes com movimentação de cargas perigosas, rompimentos de barragens ou processos geológicos/hidrológicos correlatos do município. O plano é desenvolvido através da análise das avaliações e mapeamentos de risco efetuados nos cenários de risco identificados como prováveis relevantes e caracterizados como hipóteses de desastres.

De acordo com informações do Plancon, podem ser locais de risco em Araguari alguns pontos nos bairros Vieno, Independência, Novo Horizonte, Santa Terezinha, Milenium, Ouro Verde, Bosque, Eduardo Moreira, Madri, Santa Helena e Palmeiras do Império, além da praça Sérgio Pacheco e no cruzamento da avenida Coronel Theodolino Pereira de Araújo com avenida Bahia.

A Reportagem da Gazeta do Triângulo tentou entrar em contato com o responsável pela Defesa Civil na 2ª Companhia de Corpo de Bombeiros Militar de Araguari, contudo, não obteve êxito até o fechamento desta edição. O sargento Júlio César, militar à frente do tema, se encontrava em operação durante a tarde desta quinta-feira, 24.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: