Domingo, 14 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Placa regulamentando entrada de cães e gatos domésticos é instalada no Bosque John Kennedy

qua, 20 de novembro de 2019 05:53

Da Redação

Logo na entrada do Bosque John Kennedy, os visitantes são recebidos pela nova placa instalada pela administração municipal, informando a permissão da livre circulação de cães e gatos domésticos no local. A medida atende à Lei 6.218/2019, de autoria do vereador Jander Souza Patrocínio (PSB) que inicialmente havia sido vetada pelo Executivo. Considerando a rejeição do veto total pela Câmara Municipal e nos termos da Lei Orgânica do município, a proposta foi promulgada no dia 3 de outubro.

Com a aprovação da lei, é permitida a livre circulação de cães e gatos domésticos no local

Com a aprovação da lei, é permitida a livre circulação de cães e gatos domésticos no local

 

Ao andar pela reserva natural, vários animais podem ser vistos acompanhados de seus tutores. Para falar sobre o assunto, a reportagem entrou em contato com Jander Patrocínio, que ressaltou a importância desta iniciativa. Para ele a nova placa representa a árdua luta em atendimento aos anseios da população araguarina. “Desde o início, várias pessoas se posicionaram contra a permissão da entrada de animais domésticos no Bosque Municipal, pois, afirmavam que eles iriam interferir no ecossistema. Ambientalistas ressaltaram ainda que a liberação traria várias consequências, mas fizemos tudo conforme a legislação ambiental. Aproveito para agradecer o apoio daqueles que entenderam a demanda e a importância de tomar alguma providência sobre a referida proibição.”

Esta semana o vereador esteve no bosque e aproveitou para conversar com frequentadores. “Vi muitos animais no local e as pessoas demonstraram estar agradecidas, pois, também acreditam que é justa a liberação deste acesso em uma área considerada de convivência das famílias araguarinas. Agora, é possível ir até o Bosque aproveitar o espaço junto com seus animais e isso, irá atrair mais visitantes para o local.”

Além de informar sobre a permissão, a placa também deixa claros os principais critérios que devem ser observados pelo tutor: utilização de coleiras e guias em seu animal de estimação que deve estar acompanhado; utilização de coletores ou sacolas para lixo onde devem ser recolhidas as fezes. A medida pretende manter a limpeza da reserva florestal urbana, considerada uma das maiores da região.

O assunto é antigo e havia sido apresentado à Câmara Municipal em janeiro de 2018. Nas redes sociais, os araguarinos ressaltaram a importância de serem seguidos os critérios, para garantir a segurança e manutenção do local. “Ficamos felizes pela liberação, mas que todos tenham a consciência de manter o local limpo, fazendo a retirada das fezes dos animais, além de usar os equipamentos de segurança como as focinheiras, para evitar transtornos, pois, há muitas crianças e animais de pequeno porte que vão para o Bosque para ter um momento de diversão,” ressaltou Sirlene da Silva Guimarães que reside nas proximidades.

Situado na região central de Araguari, o Bosque John Kennedy representa um dos cartões postais do município, além de ser patrimônio público. Completando 119 anos neste mês de novembro, tornou-se responsabilidade do Executivo por meio da lei nº 73, de 3 de novembro de 1899. O local voltou à funcionar na última sexta-feira, 8, após receber manutenção e retirada de árvores que caíram devido à fortes chuvas. Para visitação, o Bosque Municipal está aberto todos os dias da semana, das 7 às 18h. Conforme informações da administração municipal, também estão sendo feitos reparos nos alambrados de proteção do Bosque. A revitalização deve continuar nas próximas semanas, conforme o secretário de Meio Ambiente, Hamilton Tadeu Lima Junior.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: