Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Piracema: o que pode o que não pode no período de defeso

ter, 1 de novembro de 2022 08:06

Da Redação

O período de defeso termina em fevereiro de 2023

A piracema é um fenômeno que acontece com diversas espécies de peixe ao redor do mundo. O período da piracema se inicia no dia 1° de novembro e vai até o dia 28 de fevereiro do ano seguinte.

Os peixes de piracema, conhecidos também como migradores, precisam fazer um esforço físico intenso para a subida ao rio. Isso aumenta a produção de hormônios e queima de gordura, melhorando o processo reprodutivo. Alguns chegam a nadar centenas de quilômetros em poucos dias.

Os governos federal e estadual estabelecem durante a piracema, o período de defeso para rios e águas continentais. Em Minas Gerais é permitida somente a pesca, sempre com limite de quantidade, de espécies exóticas (de outros países), alóctones (de outras bacias brasileiras), híbridos (produzidos em laboratório), além de poucas espécies autóctones (nativas da bacia).

São equipamentos permitidos durante o período da piracema: linha de mão com anzol, vara, caniço simples ou carretilha ou molinete de pesca, com iscas naturais ou artificiais. Para portar o equipamento de pesca e o pescado é fundamental que o pescador mantenha sua licença atualizada.

Sabendo da importância do período de defeso, ontem, 31, a reportagem da Gazeta conversou com o tenente Sérgio Quirino, da Polícia do Meio Ambiente de Araguari para saber o que é permitido nesse período. “Nesse período a pesca não está totalmente proibida, o pescador amador pode pescar, respeitando as determinações da lei”, disse.

O tenente também esclareceu que é permitido pescar espécies hibridas, como tucunaré, bagre africano, tilápia; ou seja, espécies que não são nativas. Todavia, é necessário estar atento à quantidade de peixes estabelecida pela lei. “ Para quem vai pescar no rio Paranaíba, é permitido capturar 3 quilos mais um exemplar. Vale lembrar que, a soma desses exemplares não pode ultrapassar 10 quilos de pescado, isso por jogada de pesca”, destacou Sérgio Quirino.

No caso dos reservatórios, é permitida a pesca amadora, mas só é possível capturar 3 peixes. Além disso, os usuários precisam respeitar os lugares, onde a pesca não é permitida, são eles: próximo aos barramentos das usinas hidrelétricas e de cachoeiras, em lagoas marginais. Nesse período, a pesca subaquática também está proibida.

Para as pessoas que querem adquirir a carteirinha de pescador amador, basta acessar o site do Ministério da Pesca, preencher o formulário e pagar o DAE. Os aposentados conseguem retirar a carteirinha sem ônus.

O tenente Sérgio Quirino também informou que, a polícia estará empenhada, realizando o patrulhamento aquático e operações de pesca desembarcada.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: