Pesquisa aponta diminuição de acidentes de trabalho no ano de 2021 em Araguari
qui, 13 de janeiro de 2022 08:04Da Redação
A segurança no trabalho é um direito do trabalhador e uma conquista da classe ao longo dos anos, uma vez que proteger a vida e a saúde do funcionário é também cuidar de sua família e de seu sustento.
Sendo assim, foi divulgado recentemente um levantamento realizado por profissionais da área prevencionista, juntamente com a empresa SCJ Assessoria e Consultoria em Segurança e Medicina do Trabalho, realizado com cerca de 100 empresas e 30 mil trabalhadores, sendo a maior parte em Araguari e alguns municípios próximos, como Tupaciguara, Uberlândia e Cascalho Rico.
Para o estudo, foram destacados profissionais da área da engenharia de segurança do trabalho, médicos, psicólogos, técnicos, dentre outros. O levantamento foi feito durante os 300 primeiros dias do ano passado, 2021, ou seja, de 1º de janeiro até 31 de outubro. Os índices ainda foram comparados com períodos anteriores e mostram uma queda significativa nos acidentes de trabalho.
De acordo com Juberson dos Santos Melo, consultor em segurança do trabalho na SCJ, os números refletem um importante trabalho de conscientização e educação a respeito da prevenção de acidentes. “Temos os acidentes típicos, como um açougueiro que se corta com a faca durante o trabalho, por exemplo. Temos também acidentes de trajeto e, ainda, as chamadas doenças ocupacionais”, explica Juberson. “Nós acompanhamos essas situações há 20 anos e a conscientização é muito importante, pois ela tem o poder de promover a saúde e o bem-estar do trabalhador, afinal de contas trata-se da vida dele”, acrescentou.
O estudo estatístico foi feito apenas com empresas fixas, pois era necessário fazer comparativos dos números atuais com anos anteriores. Conforme aponta uma das parciais da pesquisa, com um levantamento geral, no ano de 2011 foram registrados 222 acidentes de trabalho nos locais pesquisados. Já em 2016, 5 anos depois, foram 205. Em 2021, uma década após o levantamento de 2011, foram 124 registros, o que mostra uma redução de acidentes de quase 50% em Araguari e região em uma década.
Juberson atribui o resultado positivo, principalmente, aos esforços de conscientização do trabalhador a respeito da importância da segurança no trabalho. “Quando falamos de 30 mil trabalhadores, podemos estimar mais de 100 mil pessoas envolvidas, uma vez que muitos possuem suas famílias que dependem de seu sustento. Quando um pai de família sofre um acidente, toda a sua família pode ser prejudicada também. Por isso, a conscientização é muito importante, e gera resultados, conforme pode ser observado neste estudo”, concluiu o consultor.
Sílvio Karwowski, ergonomista e instrutor, que faz parte da equipe, também comentou os dados do estudo. “É importante destacar que esse resultado só se tem graças a um outro importante tópico, que é o cumprimento das NRs, que são as Normas Regulamentadoras (37 Nrs), que nada mais é do que o respeito ao atendimento a esses protocolos, que devem ser atendidos nas empresas públicas e privadas, sendo que o cumprimento visa proteger a saúde e a segurança física e o meio ambiente, como um todo. Essa disciplina contribui muito para esse avanço prevencionista positivo”, pontuou o profissional.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Aeroporto Regional ganha acesso sex, 20 de dezembro de 2024
- 18,7 mil capacitadas no Triângulo qui, 19 de dezembro de 2024
- Municípios mineiros recebem royalties qua, 18 de dezembro de 2024
- Polícia Militar continua ações da Operação Natalina qua, 18 de dezembro de 2024
- Eleitos no pleito de 2024 são diplomados em Araguari qua, 18 de dezembro de 2024
- PIB de Minas avança 1,2% no trimestre ter, 17 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (17/12) ter, 17 de dezembro de 2024
- Sine Araguari disponibiliza diversas vagas de emprego ter, 17 de dezembro de 2024
- Prefeitura celebra o encerramento do Projeto Esporte em Ação 2024 ter, 17 de dezembro de 2024
- Diplomação dos eleitos de Araguari e Indianópolis acontece nesta terça-feira, no Fórum Oswaldo Pieruccetti ter, 17 de dezembro de 2024
> > Veja mais notícias...