Pescado irregular é apreendido em propriedade na zona rural de Araguari
qui, 14 de fevereiro de 2019 05:13Da Redação
Casos de furto também foram registrados pela Polícia Militar na cidade
A Polícia Militar de Meio Ambiente de Araguari apreendeu na última terça-feira, 12, cerca de 90 kg de peixes das espécies consideradas nativas e protegidas pelo período de defeso da Piracema, dentre elas o mandi e o piau. Diante disso, um homem de 64 anos foi encaminhado para a sede do Pelotão, autuado administrativamente e depois liberado.
De acordo com os militares, as guarnições foram até a propriedade localizada na zona rural de Araguari, após receberem denúncias anônimas. Durante a vistoria, os pescados foram encontrados em um freezer. Ao ser questionado, ele informou que é pescador profissional, porém, não possuía declaração de estoque ou nota fiscal que comprovasse a origem dos peixes. O homem deverá pagar R$ 4.239,97 de multa.

O pescado apreendido foi periciado e considerado impróprio para consumo devido ao armazenamento incorreto
O pescado apreendido foi periciado por médico veterinário responsável, o qual atestou se tratar de origem nativa, mas que, entretanto, foi considerado impróprio para consumo devido ao armazenamento incorreto. Assim, os militares informaram que foi realizado o descarte no Aterro Sanitário Municipal.
Os militares alertaram a população para o período da Piracema, época em que a pesca de espécies nativas é proibida, pois, pode impactar diretamente na reprodução dos peixes. As regras para a pesca estão definidas nas Portarias IEF 154, 155 e 156 de 2011. Este ano, o período se estende até o dia 28 de fevereiro.
Enquanto isso, estão permitidas a pesca de espécies exóticas, híbridas (produzidas em laboratório) além de poucas espécies autóctones (nativas da bacia). Fica vetada neste período a pesca subaquática ou com uso de qualquer tipo de plataforma flutuante. As espécies nativas da bacia do rio Paraná (Paranaíba, Araguari e seus afluentes) como mandi, piau e barbado, não são permitidas.
Furto
No mesmo dia, dois casos de furto foram registrados em Araguari. Um deles aconteceu na avenida Miguel Assad Debs, onde estava acontecendo uma Operação de Blitz de Trânsito. No local, os militares apreenderam uma motocicleta Honda CG 125, uma vez que o motorista estava trafegando sem que o veículo estivesse devidamente licenciado.
Entretanto, durante a ação de remoção do mesmo pelo serviço de guincho credenciado pelo Detran, foi entregue a chave da motocicleta para que o proprietário pudesse destrancar o veículo. Rapidamente ele ligou a motocicleta e fugiu do local. Desta forma, guarnições foram informadas do ocorrido e realizaram rastreamentos pela cidade, localizando o homem que foi preso. O veículo foi apreendido e encaminhado ao pátio credenciado.
Criminosos também roubaram uma ótica localizada na região central da cidade. Segundo contou a vítima, por volta das 14h, um casal chegou ao local e fez várias perguntas sobre preços dos óculos. Após isso saíram do local. A vítima então percebeu que eles haviam furtado dois óculos de proteção visual. A polícia foi aciona e realizou rastreamentos no intuito de localizar os suspeitos, entretanto, sem êxito.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Cresce aviação executiva em Araxá sáb, 31 de janeiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 31 DE JANEIRO sáb, 31 de janeiro de 2026
- Dallas Mavericks e Los Angeles Lakers fazem o duelo do G3 na 4ª rodada sáb, 31 de janeiro de 2026
- Sebastião Nego leva à votação Projeto de Lei que regulamenta descarte de canetas injetáveis sáb, 31 de janeiro de 2026
- Competição começa neste domingo com seis equipes sáb, 31 de janeiro de 2026
- Com a aproximação do Carnaval, Bombeiros preparam efetivo para garantir a segurança da população sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari empossa novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari e região ficam sob alerta de chuva intensa neste final de semana sáb, 31 de janeiro de 2026
- CANTINHO DO MÁRIO – 31 DE JANEIRO sáb, 31 de janeiro de 2026
- Prefeitura de Romaria reforça compromisso com a cultura e turismo no Carna Roma 2026 sáb, 31 de janeiro de 2026
> > Veja mais notícias...
