Pergunte ao Doutor – Quais as contusões mais comuns entre os atletas e como evitá-las?
qui, 23 de janeiro de 2020 05:20
1-Quais as contusões mais comuns entre os atletas e como evitá-las?
Geralmente, as principais lesões que acometem os atletas são as musculares, principalmente dos membros inferiores. A melhor maneira de preveni-las é manter um trabalho adequado de fortalecimento e alongamento muscular, associado à prevenção das principais lesões comuns ao esporte escolhido.
2-Os chamados “atletas de final de semana” têm um risco maior de sofrer lesões?
Certamente. Os “atletas de final de semana” realizam atividade uma ou duas vezes por semana. Dessa forma, o preparo físico, tanto do ponto de vista musculoesquelético como cardiovascular, é deficitário e oferece maior risco de lesões.
3-O joelho é uma articulação importante do corpo de grande parte dos atletas. Quais cuidados devem ser tomados para evitar lesões?
O joelho é uma articulação exposta e muito dependente da musculatura que existe ao seu redor. Portanto, apresenta um número considerável de lesões. A melhor maneira de evita-las é a prevenção, ou seja, manter um trabalho de fortalecimento e alongamento muscular adequado e correlacionado ao esporte escolhido.
4-É verdade que após sofrer um machucado ortopédico o corpo jamais volta ao “normal”? Que tipo de lesão pode influenciar para sempre o desempenho de um atleta?
Isto não é verdade. A grande maioria das lesões, após a cicatrização e um correto acompanhamento fisioterápico na reabilitação, proporciona ao atleta o retorno pleno às atividades físicas. Existem lesões graves que impossibilitam o retorno do atleta ao esporte praticado, principalmente quando a região lesionada gravemente tem importante função na prática do esporte escolhido.
5-Como os atletas podem superar os traumas psicológicos de um machucado?
Por meio de uma adequada reabilitação e preparação de retorno ao esporte. Nos casos mais graves, também podem contar com a ajuda extra do psicólogo.
6-Qual a diferença entre alongamento e aquecimento e em qual situação cada um deve ser usado?
Na verdade ambos se complementam, pois o aquecimento e o alongamento devem ser realizados previamente antes de uma atividade física. No aquecimento, por exemplo, são executados movimentos de baixa intensidade com o objetivo de preparar o organismo, diminuindo o risco de lesões. No alongamento, o organismo também é preparado para determinada atividade, mas apenas alguns grupos musculares são trabalhados, alongando suas fibras.
7-Quais os limites para o fortalecimento muscular e a busca por alto rendimento?
A grande maioria dos atletas profissionais busca melhorar seu desempenho a qualquer custo, nem que o prejuízo maior seja ao seu próprio organismo. O limite de cada um varia muito, mas todos eles procuram superá-los constantemente.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Black Friday 2025 impulsiona comércio e melhora resultados em Minas Gerais sex, 5 de dezembro de 2025
- Mucuri reforça representação na Assembleia sex, 5 de dezembro de 2025
- Assembleia em Números: nova página amplia transparência do Legislativo mineiro sex, 5 de dezembro de 2025
- DA REDAÇÃO – 5 DE DEZEMBRO sex, 5 de dezembro de 2025
- Usuários das rodovias da região não encontram aglomerações de caminhões, mesmo com anúncio de paralisação dos caminhoneiros sex, 5 de dezembro de 2025
- Polícia Federal prende homem em flagrante por conteúdos sexuais infanto-juvenis em Araguari sex, 5 de dezembro de 2025
- Campeão brasileiro paralímpico é de Araguari sex, 5 de dezembro de 2025
- Moto furtada com placa clonada é recuperada pela Polícia Rodoviária Estadual sex, 5 de dezembro de 2025
- Inovação na educação: Araguari investe em aulas de robótica para alunos do 4º ao 9º ano sex, 5 de dezembro de 2025
- RADAR – 05 DE DEZEMBRO sex, 5 de dezembro de 2025
> > Veja mais notícias...
