Sábado, 23 de Novembro de 2024 Fazer o Login

Pergunte ao Doutor – Outubro Rosa

sáb, 3 de outubro de 2015 08:53

Abertura-pergunte-ao-doutor

1-O que é Outubro Rosa?

O Outubro Rosa é o mês de conscientização e combate do câncer de mama. O nome Outubro Rosa remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas, e instituições públicas. Acessórios e laços cor de rosa viraram símbolo da campanha pelo mundo.

2-Qual é o objetivo do movimento?
O movimento que dura o mês inteiro busca alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce deste tipo de câncer, que é o segundo mais recorrente no mundo, perdendo apenas para o de pele. O principal objetivo da mobilização, que dura o mês inteiro, dedicado exclusivamente a prevenção do câncer de mama, neste mês todas as mulheres entre 40 a 69 anos de idade são estimuladas a fazer o exame mamográfico. Se você não está nessa faixa etária, informe suas amigas, familiares e conhecidos para conscientizar essa prática simples e que salva milhares de vidas.

3-O câncer de mama é um problema de saúde pública no Brasil?
Sim. A cada 10 mulheres diagnosticadas com a doença no país, três morrem segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), órgão do Ministério de Saúde. Os homens também podem desenvolver a doença, no entanto, a incidência é baixa e atinge 1% dos casos.

4-O que é câncer de mama?
É uma doença causada pela multiplicação anormal das células da mama, que forma um tumor maligno. O câncer de mama tem cura, se descoberto no início. É o segundo tipo mais frequente no mundo, e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.

5-Quais são os principais sintomas?
Na grande maioria das vezes a paciente não possui sintomas perceptíveis. Podem surgir alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações, inclusive no mamilo, ou aspecto semelhante à casca de laranja. A secreção no mamilo também é um sinal de alerta. O sintoma do câncer palpável é o nódulo (caroço) no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Podem também surgir nódulos palpáveis na axila.

6-Como prevenir a doença?

A prevenção do câncer de mama não é totalmente possível em função da multiplicidade de fatores relacionados ao surgimento da doença e ao fato de vários deles não serem modificáveis. De modo geral, a prevenção baseia-se no controle dos fatores de risco e no estímulo aos fatores protetores, especificamente aqueles considerados  modificáveis.

Estima-se que por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. Controlar o peso corporal e evitar a obesidade, por meio da alimentação saudável e da prática regular de exercícios físicos e evitar o consumo de bebidas alcoólicas são recomendações básicas para prevenir o câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor. A terapia de reposição hormonal (TRH), quando estritamente indicada, deve ser feita sob rigoroso controle médico e pelo mínimo de tempo necessário.

7-O que é mamografia?
É uma radiografia das mamas, realizada por um equipamento chamado mamógrafo. É feita uma compressão das mamas para visualizar pequenas  alterações, o que permite descobrir o câncer de  mama em fase inicial.

8-Quem deve fazer os exames periodicamente?
Toda mulher com 40 anos ou mais deve procurar um  posto de saúde para ter suas mamas examinadas por um profissional de saúde anualmente. Entre 50 e 69 anos, a mulher também deve fazer uma mamografia a cada dois anos. O risco de câncer de mama aumenta com a idade.
Eu abracei essa campanha, e você?

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: