Pergunte ao Doutor – O que provoca a labirintite?
sex, 1 de setembro de 2017 05:22
1-O que provoca a labirintite?
A labirintite é uma doença que pode acometer tanto o equilíbrio quanto a parte auditiva. Os órgãos responsáveis pelo equilíbrio e pela audição estão situados dentro do ouvido interno e se comunicam com o sistema nervoso central através dos nervos da audição e do nervo vestibular. Doenças infecciosas, inflamatórias, tumorais e mesmo alterações genéticas podem ocasionar alterações nessas estruturas anatômicas. Essas patologias podem provocar sintomas como vertigem e tonturas.
2-Qual é a diferença entre vertigem e tontura?
O nome vertigem vem do latim “vertere” e quer dizer rodar. A definição clássica de vertigem é a alucinação do movimento. Tontura admite outras definições. O indivíduo tem a sensação de desequilíbrio, de instabilidade, de pisar no vazio, de que vai cair.
Na vertigem, o indivíduo vê os objetos do ambiente rodarem a sua volta ou seu corpo rodar em relação ao ambiente. Pode parecer a mesma coisa, mas não é. São duas manifestações diferentes. Uma é subjetiva e a outra, objetiva. Esses sintomas, associados ou não a náuseas, vômitos, sudorese caracterizam a crise labiríntica típica.
Sentir-se mal e ter a sensação de desmaio podem ser sintomas de hipoglicemia, de hipotensão ou de uma síncope e nada têm a ver com o labirinto. É o caso do indivíduo que vai à igreja sem comer, fica sentado muito tempo na mesma posição, tem uma queda nos níveis de açúcar e sente-se mal, com náusea.
3-Além de sentir as coisas girarem, que outras características tem a labirintite?
Além da vertigem, a labirintite pode apresentar manifestações neurovegetativas, ou seja, na fase aguda a doença, pode ser acompanhada por náuseas, vômitos, sudorese e até por alterações gastrintestinais. Ela pode também estar associada a manifestações auditivas, como perda de audição, sensação de plenitude auditiva (sensação de ouvido cheio ou tapado), zumbido. Trata-se de manifestações audiovestibulares que podem acompanhar a crise de vertigem, embora nem isso nem o inverso sempre aconteçam.
No entanto, existem quadros completos que ocorrem, por exemplo, na Síndrome de Ménière, uma doença comum cujas principais características são crise vertiginosa acompanhada de surdez flutuante, zumbido e alterações neurovegetativas, como náuseas, vômitos, mal-estar e diarreia, que impedem o paciente de locomover-se, de movimentar-se.
Além da doença de Ménière, outras doenças vestibulares dão vertigem. Uma delas é a vertigem postural paroxística. Seu portador desencadeia a crise quando movimenta a cabeça ou movimenta a cabeça e o corpo conjuntamente.
4-O álcool pode desencadear um processo semelhante a esse?
Pode provocar. Ingerido em doses um pouco maiores, deixa o indivíduo tonto, com alterações vestibulares, reflexos da ação do álcool sobre o labirinto por causa da hipotensão que ele acarreta dentro das estruturas do vestíbulo.
5-Labirintite em criança existe, mas é pouco frequente. Qual a relação entre crises de labirintite e idade?
A labirintite incide mais na idade adulta a partir dos 40 ou 50 anos, decorrente de alterações metabólicas e vasculares. Níveis aumentados de colesterol, triglicérides e ácido úrico podem acarretar alterações dentro das artérias, alterações essas que diminuem a quantidade de sangue nas áreas do cérebro e do labirinto.
6-Em relação à alimentação, o que você recomenda?
Recomendo uma dieta extremamente leve constituída por alimentos fáceis de digerir e líquidos à vontade. Prescrevo também medicamentos para controlar náuseas e vômitos para que o indivíduo consiga alimentar-se. Às vezes, ele precisa ser hospitalizado para receber medicação parenteral, ou seja, soro na veia com glicose, soro fisiológico, cloreto de sódio, visando à sua hidratação. Existem, ainda, medicações atuantes, muito usadas em anestesias, que melhoram a crise vertiginosa rapidamente. Esse tratamento, porém, só deve ser feito no hospital devido aos efeitos colaterais que essas drogas apresentam.
7-Qual a conduta mais indicada para as pessoas que periodicamente apresentam crises de labirintite?
É preciso fazer um tratamento de base, no sentido de prevenir as crises, se possível respaldado pelo diagnóstico etiológico da doença. Conhecer sua causa permite tratar melhor o paciente. Em sua grande maioria, os tratamentos são sintomáticos, com drogas que deprimem o labirinto e evitam as crises de tontura.
8-No caso da labirintite, identificado o elemento causador da doença, o tratamento cura as pessoas?
Identificada a causa e estabelecido o tratamento adequado, a doença desaparece. Quando a causa não é evidente, é preciso ficar atento, fazer alguns exames e não deixar de fazer o diagnóstico, pois existem doenças no sistema nervoso central que podem provocar manifestações no labirinto. Entre elas destacam-se esclerose em placas, tumores no nervo auditivo, no cerebelo e nas áreas do tronco cerebral, além de doenças imunológicas.
Crianças que manifestem quadros de tontura constante e desequilíbrio exigem uma avaliação clínica bastante detalhada, porque alguns tumores podem provocar esses sintomas. Vertigem em criança deve ser levada a sério.
2 Comentários
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Copasa esclarece mudanças em contratos com municípios diante do processo de desestatização ter, 17 de março de 2026
- DA REDAÇÃO – 17 DE MARÇO ter, 17 de março de 2026
- Prefeitura intensifica ações de combate à dengue e chikungunya em Araguari ter, 17 de março de 2026
- MG-413: ônibus com 21 passageiros sai da pista e condutor fica ferido ter, 17 de março de 2026
- Consumidores concorrem a R$ 200 mil na campanha de Páscoa da Nota Fiscal Mineira ter, 17 de março de 2026
- Aman Agronegócios vence novamente e se aproxima das semifinais ter, 17 de março de 2026
- Fenicafé reforça protagonismo da cafeicultura irrigada ter, 17 de março de 2026
- RADAR – 17 DE MARÇO ter, 17 de março de 2026
- 4ª rodada acontece na noite de hoje – Cred Simples x Metal Aço e Coopdiesel x Atlético são os principais jogos ter, 17 de março de 2026
- Polícia Militar prende dois homens acusados de furtos na região central de Araguari ter, 17 de março de 2026
> > Veja mais notícias...
An impressive share, I just given this onto a colleague who was doing a bit of evaluation on this. And he in truth purchased me breakfast as a result of I found it for him.. smile. So let me reword that: Thnx for the treat! But yeah Thnkx for spending the time to debate this, I feel strongly about it and love reading more on this topic. If attainable, as you turn into expertise, would you thoughts updating your blog with more details? It’s highly helpful for me. Massive thumb up for this weblog publish!
http://www.borvestinkral.com/
you’ve an awesome blog right here! would you wish to make some invite posts on my blog?