Sábado, 06 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Pergunte ao Doutor – O que é o esporão do calcâneo?

qui, 16 de janeiro de 2020 05:22

Abertura-pergunte-ao-doutor

1-O que é o esporão do calcâneo?

O esporão do calcâneo é uma condição óssea degenerativa (artrose ou artrite) constituindo-se de uma espícula óssea que se desenvolve na parte anterior do calcâneo (osso do calcanhar). O calcâneo é o osso de maior tamanho em toda a estrutura óssea do pé e suporta todo o peso do corpo, sofrendo um impacto intenso e constante.

Há duas espécies de esporão do calcâneo:

•Inferior: comprometimento da fáscia plantar.

•Posterior: comprometimento da bolsa retrocalcânea.

2-Quais são as causas do esporão?

O esporão do calcâneo afeta principalmente as mulheres, entre 40 e 50 anos, praticantes de caminhadas ou corridas e aquelas que trabalham em pé por longos períodos ou, ainda, aquelas que sofrem com o sobrepeso. Mas ele pode afetar também os homens.

A planta do pé é composta por estruturas elásticas (músculos) e rígidas (fáscias). Na prática, essas estruturas aumentam a eficiência do impulso executado quando o calcanhar se distancia do solo. Quando há um esforço excessivo nesta região podem ocorrer fissuras e inflamações da fáscia. Isso pode ocorrer em virtude da retração do tendão de Aquiles ou de pés com a curvatura anômala.

3- Quais são seus principais sinais e sintomas?

O esporão é frequente entre desportistas, pessoas com excesso de peso e pessoas com pé cavo ou pé plano.

O esporão causa uma dor bem localizada na sola do calcanhar, com maior intensidade durante o período da manhã e após ou durante atividades físicas. Normalmente está acompanhado de dor no arco do pé e dor ao alongar a panturrilha (rigidez dos músculos da região), podendo haver redução da amplitude de movimento dos pés e limitação das atividades normais do indivíduo.

É preciso advertir que, nem toda dor no calcanhar é esporão e há esporões que não doem.

4-Como o médico diagnostica o esporão do calcâneo?

O esporão de calcâneo pode ser diagnosticado através do relato dos sintomas e de um exame físico adequado. A radiografia ajuda a confirmar o diagnóstico.

5-Quais as dicas para aliviar as dores do esporão de calcâneo?

Algumas condutas muito simples podem ser feitas em quase todo lugar e ajudam a aliviar os sintomas.

Inicialmente, o tratamento consiste em alongamento do tendão de Aquiles e da fáscia plantar e no uso de uma palmilha de silicone para o calcanhar. Geralmente, em oito semanas esse tratamento beneficia 90 a 95% dos pacientes.

Alongar a panturrilha, com uma toalha, por 30 segundos.

Utilizar uma garrafa de água (600ml) congelada para pisar em cima e rolar o pé sobre ela. Fazer isso por 1 minuto, repetindo 3 vezes.

Anti-inflamatórios com prescrição médica auxiliam no controle da inflamação e devem ser aliados a outras terapias que melhorarão a causa dessa dor.

6-Como prevenir o esporão do calcâneo?

Existem algumas medidas que não tratam o esporão, mas minoram os sintomas que ele causa:

– usar sapatos com amortecedores e salto de no mínimo 2,5 cm de altura.

– usar sapatos fechados e protegidos.

– evitar ficar em pé por tempo prolongado.

– controlar o excesso de peso corporal.

– fortalecer a musculatura da planta do pé.

– não fazer corridas ou saltos sem a adequada preparação da musculatura do pé.

– usar calçados adequados às diversas práticas esportivas.

– fazer rolamentos com uma bola elástica (aquelas que têm umas pontas mais salientes) nos pés. Estes exercícios devem ser feitos três vezes ao dia, repetindo os rolamentos aproximadamente cem vezes.

7-Como evolui o esporão do calcâneo?

Os sintomas do esporão do calcâneo são bem controlados com a fisioterapia, palmilhas e calcanheiras de silicone. A maioria dos casos dolorosos de esporões do calcâneo cura-se somente com o uso de anti-inflamatórios e de sapatos confortáveis. Em alguns casos o processo é cirúrgico.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: