Sábado, 23 de Novembro de 2024 Fazer o Login

Pergunte ao Doutor – O que é fígado?

sex, 30 de junho de 2017 05:53

Abertura-pergunte-ao-doutor

1-O que é fígado?
O fígado é o maior órgão interno do corpo e está localizado do lado direito, sob as costelas e abaixo do pulmão. Ele tem mais de 500 funções, entre elas:
Metabolismo de proteínas, carboidratos e lipídios.
Criar os fatores de coagulação.
Secretar sais biliares para o intestino, ajudando a absorção dos nutrientes.
Filtrar e decompor os resíduos tóxicos do sangue.
Metabolizar substâncias como medicamentos e álcool.

2-O que é a biópsia de fígado?

A biópsia do fígado, ou biópsia hepática, consiste em obter um fragmento de tecido hepático para ser examinado ao microscópio, com vistas a diagnosticar alterações do fígado, da vesícula biliar e das vias biliares.

3-Como é realizado o procedimento da biópsia de fígado?

Neste procedimento é inserida uma agulha através da pele até o fígado, que se encontra no lado direito do abdômen. O procedimento deve ser feito com anestesia ou sedação e apesar de ser desconfortável, este não é um exame que causa muita dor.
Em geral a ultrassonografia ou a tomografia computadorizada é utilizada como guia para localizar a área anormal, de onde será coletada a amostra. O radiologista retira normalmente 3 amostras e o procedimento demora até meia hora. Essas amostras depois são analisadas no microscópio para avaliar a presença de alterações nas células.
Outra forma de se obter uma amostra de tecido do fígado para biópsia é feita de forma transvenosa ou durante uma cirurgia exploradora, mas isso é menos comum.

4-Quando é indicada?
Este exame de diagnóstico serve para analisar alterações no fígado e vias biliares, como:
– Avaliar grau das hepatites virais B e C;
– Verificar presença de nódulos hepáticos ou cirrose;
-Analisar eficácia da terapêutica para o fígado;
– Avaliar a presença de células cancerígenas.
Geralmente, este procedimento só é realizado por indicação médica e acontece depois de detectar alterações no exame de sangue ou outro exame no fígado que não foi conclusivo.

5-Quais são as complicações possíveis da biópsia de fígado?

A biópsia do fígado é um procedimento seguro. As complicações são raras e reversíveis e incluem hemorragia, perfuração do pulmão ou da vesícula biliar e infecção no local da inserção da agulha. Uma complicação leve, considerada normal, é a dor, na medida que cessa o efeito da anestesia, a qual geralmente não dura muito tempo.
Em alguns casos raros, algumas pessoas podem sentir dor no quadrante superior direito do abdome (região de localização do fígado) e ela pode irradiar para o ombro. Complicações mais sérias, representadas por perfurações de órgãos adjacentes, devem-se a falhas técnicas durante a biópsia.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: