Sábado, 23 de Novembro de 2024 Fazer o Login

Pergunte ao Doutor – O que é exoftalmia?

sex, 1 de abril de 2016 08:20

Abertura-pergunte-ao-doutor

1-O que é exoftalmia?

A exoftalmia vem do grego: ex=fora + ophthalmos=olho. É uma condição em que o paciente apresenta uma protrusão de um ou dos dois olhos para fora da órbita. A exoftalmia exibe uma proporção maior do que normal da parte branca dos olhos, fazendo os olhos parecerem “arregalados”.

Ela  pode ser uni ou bilateral e cada uma dessas condições têm implicações clínicas diferentes. É bilateral, por exemplo, em casos de doença de Graves e unilateral nos casos de um tumor orbital, por exemplo. A exoftalmia não é uma doença em si, mas sim um sinal de uma doença.

2-Quais são as causas da exoftalmia?

Em geral, a exoftalmia ocorre quando alguma massa tumoral empurra os olhos para frente. A causa mais comum é a doença de Graves, uma doença autoimune que leva ao hipertireoidismo (hiperatividade da glândula tireoide), mas pode ser devida a outros motivos, como outras causas de hipertireoidismo, celulite orbitária, tumores, infecções, sangramento nos olhos, leucemia, hemangioma e desordens vasculares. O glaucoma congênito pode causar a sensação de que os olhos são maiores e, com isso, causar a sensação de que são protuberantes e de que há exoftalmia.

3-Quais são as principais características clínicas da exoftalmia?

A exoftalmia torna-se mais preocupante quando vem acompanhada de sinais ou sintomas como perda parcial ou total de visão, visão dupla, dor e/ou vermelhidão nos olhos e dores de cabeça. A exoftalmia da doença de Graves provoca uma extrusão bilateral dos olhos. A celulite orbital, por seu turno, normalmente provoca uma proptose unilateral, vermelhidão severa e dor de intensidade moderada a grave, sinusite e uma contagem elevada de glóbulos brancos.

Um tumor intraorbital apresenta uma exoftalmia unilateral com dor severa. A insuficiência aórtica pode ocasionar uma exoftalmia pulsátil. A hemorragia retrobulbar quase sempre é consequente a um trauma da órbita e pode levar à cegueira, se não for tratada rapidamente. De um modo geral, a exoftalmia causa dor, olhos secos, irritação nos olhos, sensibilidade à luz, secreções oculares e derramamento de lágrimas, visão dupla, cegueira progressiva e dificuldade para mover os olhos.

4-Como o médico diagnostica a exoftalmia?

A existência da exoftalmia pode ser reconhecida pela simples inspeção, mas o mais importante é diagnosticar o aparecimento de outros sintomas além das protrusões dos olhos e entender como eles se relacionam com a exoftalmia. Depois do exame físico dos olhos, o médico poderá pedir exames de laboratório para entender melhor a causa da exoftalmia, tais como exame na lâmpada de fenda, testes sanguíneos, dosagem dos hormônios da tireoide e exames de imagens, como tomografia computadorizada e ressonância magnética.

5-Como o médico trata a exoftalmia?

O tratamento da exoftalmia varia segundo as suas causas. Além disso, corticoesteroides podem ser receitados para ajudar no controle da inflamação, se houver. As exoftalmias provocadas por infecções devem ser tratadas com antibióticos. Casos de exoftalmia pela presença de tumores podem necessitar de tratamentos mais invasivos, como por meio de cirurgia ou radioterapia, por exemplo.

5 Comentários

  1. Almame Sisse disse:

    Olá Doutor,! Eu queria saber se um tumor cerebral pode dar exoftalmia e ou que tumores dão exoftalmia?

  2. Adriana da Paz disse:

    Boa tarde,
    Em 2015 eu tive hipertireoidismo, meu olho direito ficou mais saliente que o esquerdo, realizei aplicação de iodo e tive um razoável melhora. Hoje faço acompanhamento, uso levotiroxina
    e estou bem. Ocorre que meu olho nunca mais voltou ao formato original, não aparentam olho saltado, mas senti que minha pálpebra teve uma queda e a aparência de inchada, como quem acaba de acorda. Quero saber se tem algum tratamento à base de medicação ou tenho que fazer uma cirurgia de descompressão da órbita? Grata

  3. Claudia disse:

    A mais de um ano meus olhos cresceram bastante como se tivesse saindo bolas pra fora…fis exames deu hipetireodismo…qual melhor remédio para diminuir ese meus olhão

  4. Cilmara disse:

    Boa tarde, minha irmã tirou um tumor do intestino, e com metástase no fígado. Agora está apresentando exoftalmia.Isso pode estar relacionado?

  5. Juliana disse:

    Eu estou a 2 anos com somente um olho saliente e ele está bem saltado e caído mas varia a hora pq de manhã além de estar saltado a pálpebras ficão inchadas aí o longo da tarde volta ao normal. Já passei no oftalmologista, otorrino alergista já fiz exame de sangue não conta nada só q eu tenho colesterol alto fiz duas tomografia e mostrou uma nuvem perto do olho sem corpo o médico disse que não tinha nada não sei q médico eu posso procurar estou de mãos atadas pq nenhum médico me receitou nem um dipirona lembrando q não sinto dores mas eu queria achar uma luz sabe o pq isso está acontecendo estou gastando um dinheiro q eu não tenho para o médico me disse q não sabe o que é!! Se poder me responder eu agradeço

Deixe seu comentário: