Domingo, 14 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Pergunte ao Doutor – O que é dor nas juntas ou poliartrite?

qui, 25 de outubro de 2018 05:32

Abertura-pergunte-ao-doutor

1-O que é dor nas juntas ou poliartrite?

A poliartrite  é qualquer tipo de artrite que envolva cinco ou mais articulações.

Uma das doenças  mais complexas e que mais incômodo e dor causam é a poliartrite. Ela costuma atingir regiões como pescoço, ombros, cotovelo, quadril, joelhos, mãos e pés e se caracteriza por qualquer tipo de artrite que envolve quatro ou mais articulações ao mesmo tempo.
A inflamação se apresenta como dor, inchaço, rigidez, calor e rubor, principalmente diante de movimentos da articulação. Uma das características mais graves da poliartrite é que essa é uma doença altamente incapacitante.

2-Quais são as causas da poliartrite?

A poliartrite geralmente é geneticamente causada por uma doença autoimune, entre elas, artrite reumatoide, febre reumática, lúpus eritematoso, artrite psoriática, osteoartrites, espodilopatias (termo genérico para indicar patologia das vértebras) e amiloidose. Algumas vezes, a poliartrite pode ser causada por bactérias ou vírus.

3-Quais são as principais características clínicas da poliartrite?

O mais característico da poliartrite é a presença de cinco ou mais articulações inflamadas ao mesmo tempo. Os locais mais comuns dessas inflamações incluem pescoço, ombros, cotovelos, mãos, quadris, joelhos e pés. A inflamação se caracteriza por inchaço, calor, rubor e dor, especialmente quando a articulação é movimentada, podendo inclusive ser definitiva ou temporariamente incapacitante para a rotina diária da pessoa.

4-Como o médico diagnostica a poliartrite?

O diagnóstico deve basear-se nos sintomas típicos, embora outras doenças também envolvam múltiplas inflamações de articulações e, assim, dificultam o reconhecimento da poliartrite. Entre elas, doença de Lyme, tuberculose, infecções fúngicas e bacterianas, leptospirose, doença de Whipple, gota, anquilose, doenças vasculares sistêmicas, doenças endócrinas e fibromialgias. É importante ressaltar que antes de fazer um diagnóstico definitivo da doença, outras patologias devem ser descartadas por meio de uma série de exames. O diagnóstico dessa e de diversas outras doenças exigirá, em cada caso, exames complementares específicos.

5-Como o médico trata a poliartrite?

O tratamento deve ser multidisciplinar envolvendo ortopedista, reumatologista e fisioterapeutas, educadores físicos. A prática de exercícios físicos aeróbicos a exemplo de bicicleta, caminhada, hidroginástica e natação também é indicada. Existe o tratamento medicamentoso que consiste em analgésicos, antiinflamatórios, esteroides intra-articulares e imunossupressores. A cirurgia é indicada quando a doença ocasiona deformidades que interfiram na qualidade de vida do paciente. Há casos em que a cirurgia consistirá na troca da articulação afetada por uma prótese. Todos esses tratamentos, no entanto, são meramente sintomáticos. Se for reconhecida, a doença de base deve ser tratada pelos meios apropriados. O tratamento não medicamentoso envolve repouso, combinado a exercícios para manter a boa função articular. É especialmente importante perder peso, em casos em que o sobrepeso esteja agravando os sintomas. Bolsa quente ou gelada, dependendo do caso, pode proporcionar alívio em articulações afetadas por artrite não-inflamatória. Muitos pacientes optam, ainda, por tratamentos alternativos que incluem dieta para perda de peso, meditação, acupuntura, quiropraxia, massagem, entre outras. Mas, importante ressaltar que nenhum deles substitui o tratamento realizado por um médico que vai orientar a administração de medicamentos, como analgésicos e antiinflamatórios.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: