Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024 Fazer o Login

Pergunte ao Doutor – O que é cinetose?

sex, 12 de fevereiro de 2016 08:17

Abertura-pergunte-ao-doutor

1-O que é cinetose?
Cinetose é uma alteração do sistema vestibular (sistema de equilíbrio do organismo) provocada por uma movimentação não habitual do corpo quando se anda em qualquer meio de transporte (trem, ônibus, avião, navio etc.) e que se caracteriza pela sensação de enjoo, náusea e intenso desconforto, com ou sem vômitos. Esse mal-estar pode também surgir ao andar a pé, utilizar esteira ou mesmo assistir cenas de movimento, bem como pode ser desencadeado por filmes e programas de televisão que tenham muitas cores brilhantes e alterações de foco. Os efeitos em geral ocorrem ainda durante a atividade que os desencadeia e serem agravados pela continuidade dela, mas podem apenas surgir horas depois. Esta condição afeta crianças e adultos, porém com a evolução da idade tende a se minimizar ou desaparecer por completo.

2-Quais são as causas da cinetose?
A cinetose ocorre quando o cérebro recebe informações de movimentos desconexas de três sistemas: visão, ouvido interno (labirinto) e propriocepção (capacidade do cérebro reconhecer a localização espacial do corpo mediante receptores sensitivos localizados na pele, músculos, tendões e articulações). As três vias de informação em geral trabalham sinergicamente, mas como num transporte estamos “parados” em relação ao veículo e ao mesmo tempo em movimento em relação ao exterior, isto pode causar confusão ao cérebro, bombardeado por informações contraditórias. A cinetose corresponde, pois, a uma dificuldade do cérebro em interpretar o real estado de estática ou movimentação do corpo. A sensibilidade à cinetose é individual e em parte transmitida geneticamente.

3-Quais são os sinais e sintomas da cinetose?
Em geral, antes de o enjoo aparecer, a pessoa começa a bocejar. Em seguida vem o enjoo e  podendo mesmo chegar aos vômitos. A cinetose pode acarretar perda de equilíbrio, sudorese, nistagmo (oscilações repetidas e involuntárias rítmicas dos olhos), cefaleias, visão turva, palidez, distúrbios de memória, vertigens, fadiga, perda da noção de profundidade e sensação de que as coisas estão rodando.

4-Como o médico diagnostica a cinetose?
A cinetose é muitas vezes confundida com labirintite, no entanto é uma condição diferente dela. O diagnóstico é feito tanto pelo relato da história clínica quanto por meio de determinados testes. O otorrinolaringologista é o profissional habilitado para fazer o diagnóstico  correto da cinetose.

5-Como o médico trata a cinetose?
O tratamento é feito à base de medicamentos que diminuem ou inibem a sensibilidade do sistema vestibular. Tais remédios atuam melhor quando utilizados preventivamente que depois de estabelecidos os sintomas. Adicionalmente, ele pode também ser feito através de reabilitação vestibular (exercícios que estimulem o equilíbrio) orientados pelo médico.

6-Como prevenir a cinetose?
Você pode adotar algumas medidas que podem ajudar a evitar a cinetose durante as viagens

  • Em automóveis, sente-se no banco da frente ou próximo de janelas;
  • Mantenha abertas as janelas do veículo;
  • Em trens ou bondes, procure não viajar de costas;
  • Durante viagem, focalize-se em paisagens distantes;
  • Procure olhar sempre para frente; evite olhar para os lados;
  • Evite ler ou usar coisas como um laptop com o veículo em movimento;
  • Não ingira alimentos pesados antes de viajar, mas não fique de estômago vazio. Dê preferência para alimentos sólidos;
  • Não viaje de pé em ônibus;
  • Em avião, sente-se próximo ao corredor;
  • Evite brinquedos que girem ou virem de ponta-cabeça;
  • Evite ingerir bebidas alcoólicas antes de viagens.

1 Comentário

  1. Edilene Braz de disse:

    Desde de sempre, sofro com esse problema! Quando criança até boa parte da minha vida, só viajava a base de dramini B6, resolvia o problema, porém o sono tomava conta de mim.hoje ainda tenho, mas graças a Deus! Bem menos, mas meu filho de 9 anos tem o mesmo problema e sofro junto com ele, pois sei exatamente o que ele sente. .

Deixe seu comentário: