Pergunte ao doutor – O que é a andropausa?
sex, 29 de abril de 2016 08:46
1-O que é a andropausa?
A andropausa é o conjunto de alterações hormonais, fisiológicas e químicas que ocorre com os homens por volta dos 40 aos 55 anos de idade. Alguns homens podem apresentar sintomas, mas a andropausa não tem um sintoma típico como ocorre com o fim da menstruação nas mulheres na menopausa.

O que é a andropausa?
2-Quais são as causas da andropausa?
A andropausa é ocasionada pela diminuição natural e progressiva do hormônio testosterona.
A queda do hormônio masculino no envelhecimento não é um processo generalizado e só afeta 33% dos homens acima dos 60 anos. Por isso, a diminuição desse hormônio é pouco abordada entre o público leigo.
3-Como o médico diagnostica a andropausa?
O diagnóstico laboratorial da andropausa depende de um exame de sangue, no qual os níveis de testosterona estejam baixos. Outros exames também são feitos para excluir outras razões para a queda de testosterona, como dosagem da prolactina e das gonadotrofinas e teste de função tireoidiana.
4-Quais são as principais características clínicas da andropausa?
Os sintomas da andropausa não são os mesmos em todos os homens, mas aqueles que apresentam uma significativa queda hormonal de testosterona revelam algum dos principais sintomas. A andropausa se instala lenta e progressivamente e consta, em geral, de mudanças de atitude e humor, fadiga, perda de energia, diminuição da libido e da agilidade física.
O declínio da testosterona pode acarretar riscos de doenças cardíacas ou maior fragilidade dos ossos. Além dos sintomas sexuais, a deficiência de testosterona também ocasiona queda do desempenho físico e mental, depressão, ansiedade, irritabilidade e dificuldade de concentração, entre outros. Muitas vezes esses sintomas não são reconhecidos como devidos à baixa de testosterona e são atribuídos ao estresse ou a outras causas fortuitas.
Eventualmente, alguns homens podem sentir ondas de calor, suores, sensação de frio e palpitações. Entre os sinais e sintomas da andropausa, um dos maiores é a ausência de ereções espontâneas pela manhã. Com a redução da produção da testosterona existe a diminuição na produção de espermatozoides e, consequentemente, a possibilidade de infertilidade.
5-Como o médico trata a andropausa?
A reposição hormonal da testosterona é uma opção, no entanto, ela não deve ser vista como o resgate da juventude do paciente. Essa reposição deve ser monitorada pela avaliação dos sintomas e em exames de sangue. Fatores como apneia do sono e câncer de próstata devem ser levados seriamente em consideração. A eficácia do tratamento de reposição hormonal exige um controle rigoroso por parte do médico urologista.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Black Friday 2025 impulsiona comércio e melhora resultados em Minas Gerais sex, 5 de dezembro de 2025
- Mucuri reforça representação na Assembleia sex, 5 de dezembro de 2025
- Assembleia em Números: nova página amplia transparência do Legislativo mineiro sex, 5 de dezembro de 2025
- DA REDAÇÃO – 5 DE DEZEMBRO sex, 5 de dezembro de 2025
- Usuários das rodovias da região não encontram aglomerações de caminhões, mesmo com anúncio de paralisação dos caminhoneiros sex, 5 de dezembro de 2025
- Polícia Federal prende homem em flagrante por conteúdos sexuais infanto-juvenis em Araguari sex, 5 de dezembro de 2025
- Campeão brasileiro paralímpico é de Araguari sex, 5 de dezembro de 2025
- Moto furtada com placa clonada é recuperada pela Polícia Rodoviária Estadual sex, 5 de dezembro de 2025
- Inovação na educação: Araguari investe em aulas de robótica para alunos do 4º ao 9º ano sex, 5 de dezembro de 2025
- RADAR – 05 DE DEZEMBRO sex, 5 de dezembro de 2025
> > Veja mais notícias...
