Pergunte ao Doutor – Escotoma
sex, 18 de março de 2016 08:131-O que é escotoma?
Escotoma (do grego: Skotos = escuridão) é uma área de alteração do campo visual que consiste de uma diminuição parcial ou total da acuidade da visão, rodeada por um campo de visão normal ou relativamente bem preservado. As manchas do escotoma são como “buracos” escuros no campo visual em que o paciente não consegue ver nada. O escotoma não é uma doença, mas um sintoma que pode ocorrer em várias doenças.
2-Quais são as causas do escotoma?
Um escotoma pode ser um sintoma de dano a qualquer parte do sistema visual, tais como problemas na retina, em particular a sua porção mais sensível, a mácula e a degeneração da própria mácula, além de alterações desde o nervo óptico até o córtex visual.
As causas mais comuns de escotoma são as doenças desmielinizantes, a hipertensão arterial, as substâncias tóxicas, as deficiências nutricionais, os bloqueios vasculares tanto na retina, como no nervo óptico e degeneração macular, geralmente associada ao envelhecimento.
Numa grávida, o escotoma pode apresentar-se como um sintoma de pré-eclâmpsia grave. Da mesma forma, escotomas podem se desenvolver como resultado do aumento da pressão intracraniana.
3-Quais são as principais características clínicas do escotoma?
Um escotoma patológico pode envolver qualquer parte do campo visual e pode ser de qualquer forma ou tamanho. O escotoma pode incluir e ampliar o ponto cego normal. Mesmo um pequeno escotoma que passa a afetar a visão central ou macular irá produzir uma deficiência visual grave, enquanto um grande escotoma na parte periférica do campo visual pode passar despercebido.
Raramente, os escotomas são bilaterais, mas podem ocorrer, por exemplo, quando um tumor na hipófise começa a comprimir o quiasma óptico (ponto em que os nervos provenientes dos dois olhos se unem). Normalmente o escotoma é representado por uma mancha escura, mas uma aura visual comum na enxaqueca é constituída por um escotoma cintilante. Menos comum, mas muito importantes, são os escotomas devido a tumores, tais como os que acometem a glândula pituitária, por exemplo, que podem comprimir o nervo óptico ou interferir com seu suprimento de sangue.
4-Como o médico diagnostica o escotoma?
O principal elemento diagnóstico é o relato do próprio paciente. Os testes de campo visual, feitos no consultório do médico, captam sinais que podem sugerir o problema. Ao fazer isso, o campo visual em cada olho é “mapeado” de forma a localizar o escotoma. Um exame oftalmológico completo pode também identificar as causas do escotoma. Se o problema não for restrito ao olho, testes adicionais devem ser feitos, incluindo radiografia da cabeça, tomografia computadorizada e angiografia do olho.
5-Como o médico trata o escotoma?
O tratamento do escotoma dependerá da sua causa. Alguns escotomas se resolvem por si mesmos, enquanto outros podem chegar a necessitar de cirurgia.
6-Como evolui o escotoma?
Os escotomas às vezes são autorreversíveis e alguns necessitam cirurgia, na dependência das suas causas.
5 Comentários
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Coluna: Furando a Bolha (20/11) qui, 21 de novembro de 2024
- Montes Claros sediará Projeto SUS Escolha qui, 21 de novembro de 2024
- Legislativo promove terceira sessão ordinária do mês: resumo das discussões qua, 20 de novembro de 2024
- Operação Fronteira segue com mais apreensões de drogas na BR-050 qua, 20 de novembro de 2024
- Mulher morre após colisão frontal entre veículo e caminhão na AMG-1005, em Indianópolis qua, 20 de novembro de 2024
- Caratinga terá campus do IF Sudeste ter, 19 de novembro de 2024
- Coluna: Radar (19/11) ter, 19 de novembro de 2024
- Maior planta do mundo de nióbio inaugurada em Araxá seg, 18 de novembro de 2024
- OAB&MG: Chalfun é o primeiro presidente eleito nas seccionais e vence com a maior votação da história em Minas seg, 18 de novembro de 2024
- Clima favorece safra mineira sáb, 16 de novembro de 2024
> > Veja mais notícias...
Gentileza informar se há possibilidade de recuperar a visão de escotoma central no olho esquerdo, submetido a vitrectomia para aplicar a retina descolada na área superior do olho.
O escotoma foi percebido já no dia seguinte da cirurgia quando da retirada do tampão.
Ele se localiza na parte de baixo da minha visão central, a saber, perda de metade da visão central (mancha negra que não percebe nem a luz).
Efetuadas 2 OCT’s com 2 hipóteses diferentes; “membrana epirritiniana” numa e “cisto foveal” na outra. Obrigado. David
ESCOTOMAS DIFUSOS TEM TRATAMENTO? OBRIGADA E UMA BOA TARDE.ALEM DA PERDA DO CAMPO VISUAL
boa noite. escotoma absoluto arqueado inferior pode causar cegueira ?
Fui diagnosticado com escotoma bilateral, preciso saber se existe cirurgia para correção da perda de visão.
Dr, foi operado de catarata e fiquei com escotoma central
Que causas? Porque foi?
Terei recuperação?