Pergunte ao doutor – DIA MUNDIAL DO AVC, 29 DE OUTUBRO
sex, 23 de outubro de 2015 08:17
1 – O que é AVC?
AVC é um evento neurológico repentino e, dependendo do tamanho, localização e contexto clínico, pode trazer prejuízo definitivo na vida do paciente. AVC é dividido em isquêmico, que é o mais comum, correspondendo a cerca de 80% dos casos, em que ocorre uma interrupção do sangue dentro de uma artéria que nutre uma parte do cérebro; e o hemorrágico, em que ocorre ruptura de um vaso dentro ou ao redor do cérebro, causando estrago e disfunção de determinada região.
2-Quais são as peculiaridades do AVC?
O AVC é a principal causa de morte no Brasil e a principal causa de incapacidade no mundo.
A cada 5 minutos um brasileiro morre em decorrência do AVC, contabilizando mais de 100 mil mortes por ano.
O AVC acontece em um momento em que as pessoas não têm tempo para preparar-se para o que vem pela frente – muitas vezes uma viagem longa e solitária através da reabilitação.
Imaginem …
*Acordar de manhã e estar paralisado permanentemente em um lado de seu corpo.
*Não ser perfeitamente capaz de entender palavras, e incapaz de falar ou escrever.
*Ter que reaprender a realizar as atividades mais simples da vida diária – comer, vestir e tomar banho.
*A sua vida e as vidas de seus familiares e amigos sendo modificada para sempre.
3-Qual é a epidemiologia do AVC?
Estes são apenas alguns dos efeitos de um AVC que mudam a vida das pessoas. Este ano, estima-se que 17 milhões de AVCs irão afetar as pessoas em todo o mundo, causando mudanças imediatas e devastadoras na vida daqueles que sofrem o AVC e das pessoas mais próximas a eles.
A Campanha Mundial de AVC trabalha para aumentar a conscientização da população, aumentar a prevenção do AVC e melhorar o tratamento e a reabilitação para tornar a vida melhor para os sobreviventes desta doença. O AVC pode ocorrer em qualquer idade.
4-O que é e a campanha “AVC … eu me importo”?
Em 2010, no Dia Mundial do AVC, 29 de outubro, a Organização Mundial de AVC (World Stroke Organization – WSO) lançou a campanha “1 em 6”. O tema foi escolhido porque, estatisticamente, 1 a cada 6 pessoas no mundo terá um AVC durante a sua vida. Desde então as campanhas focam na educação sobre fatores de risco, sinais de alerta e a urgência do tratamento do AVC. Em 2012, foi adicionado à campanha um novo slogan: “AVC: eu me importo” enfatizando a importância do cuidado pós AVC, da família, dos cuidadores e das associações de suporte aos pacientes e do direito dos mesmos após o AVC.
5-Por que a cor azul e a cordinha simbolizam a campanha?
Foi lançado o Símbolo Solidário do AVC, um símbolo que unirá a comunidade global na luta contra o AVC. O símbolo é uma cordinha azul índigo (escolhida como a cor do AVC), que será utilizada amarrada no pulso como uma pulseira. A corda azul simboliza a ligação entre todas as pessoas sensibilizadas pelo AVC.
Também em 2012 foi lançado pela Organização Mundial de AVC o Símbolo Solidário do AVC (Stroke Solidarity Symbol. A corda azul simboliza a ligação entre todas as pessoas sensibilizadas pelo AVC, o fluxo de sangue e a função saudável do cérebro e do corpo.
6-Qual é o objetivo da campanha enfatizar as mulheres?
– Os cuidados do paciente pós AVC recaem principalmente sobre as mulheres. Uma pesquisa mostra que as mulheres cuidadoras de cônjuges que sofreram AVC tendem a relatar uma diminuição em saúde mental depois de se tornar cuidadoras. Além disso, as mulheres com depressão têm um risco maior de AVC.
– As mulheres são mais frequentemente institucionalizadas após o AVC e têm uma recuperação pior do que os homens.
-Apesar das mulheres responderem bem ao tratamento do AVC, elas tendem a receber menos tratamento que os homens (tratamento agudo e reabilitação)
O AVC é em grande parte evitável por meio da melhora do estilo de vida, mas para vencê-lo as mulheres precisam de informações específicas sobre o AVC, as práticas preventivas e de cuidados agudos e de longo prazo.
Ainda na campanha de 2014 teremos o lançamento do Documento de Direitos dos
Pacientes com AVC, um documento elaborado pela World Stroke Organization em parceria com as Associações de Pacientes ao redor do Mundo, incluindo o Brasil. Em breve, este documento estará disponível para a campanha.
Participem da campanha, mostrem que vocês também se importam…Juntos podemos
evitar o AVC!
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Juiz de Fora registra redução de roubos e crimes sex, 22 de novembro de 2024
- Coluna: Furando a Bolha (20/11) qui, 21 de novembro de 2024
- Montes Claros sediará Projeto SUS Escolha qui, 21 de novembro de 2024
- Legislativo promove terceira sessão ordinária do mês: resumo das discussões qua, 20 de novembro de 2024
- Operação Fronteira segue com mais apreensões de drogas na BR-050 qua, 20 de novembro de 2024
- Mulher morre após colisão frontal entre veículo e caminhão na AMG-1005, em Indianópolis qua, 20 de novembro de 2024
- Caratinga terá campus do IF Sudeste ter, 19 de novembro de 2024
- Coluna: Radar (19/11) ter, 19 de novembro de 2024
- Maior planta do mundo de nióbio inaugurada em Araxá seg, 18 de novembro de 2024
- OAB&MG: Chalfun é o primeiro presidente eleito nas seccionais e vence com a maior votação da história em Minas seg, 18 de novembro de 2024
> > Veja mais notícias...