Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Peregrinação rumo ao santuário de Nossa Senhora da Abadia exige cuidados especiais

qua, 29 de julho de 2015 08:00

Da Redação

A festa em louvor a Nossa Senhora da Abadia inicia neste sábado, 1º, se estendendo até 15 de agosto, dia em que a Santa padroeira completa 145 anos.

Festividades são promovidas desde o ano de 1870 nos quinze primeiros dias do mês de agosto

Festividades são promovidas desde o ano de 1870 nos quinze primeiros dias do mês de agosto

Antes mesmo da época festiva, milhares de romeiros araguarinos iniciam a peregrinação rumo ao santuário. Nos últimos quinze dias que antecedem a festa, o número de fieis indo para Romaria aumenta consideravelmente, conforme informações da 10ª Companhia do Corpo de Bombeiros.

Sargento Lucenildo, representante da corporação, fala a respeito dos cuidados que os fieis precisam tomar a fim de evitar transtornos durante o percurso de 100 quilômetros.

Transitar em grupo na contramão de direção está na lista de alternativas para evitar acidentes. Outra dica importante é o uso de lanterna e colete refletivo, que pode ser comprado facilmente por valor acessível em lojas especializadas em materiais de segurança.

Segundo informações, nos últimos anos não houve nenhum relato de acidentes rodoviários com romeiros. Por outro lado, diversas ocorrências de incêndio são registradas constantemente nesta época.

Para prevenir acidentes desta natureza, o militar alerta para que os fumantes estejam certos de que apagaram devidamente os cigarros. As atitudes de jogar o produto ainda aceso em meio ao capim seco são as principais causas de incêndio.

“Tais ações além de prejudicar o meio ambiente podem causar transtornos ainda maiores. Assim que observar a incidência do fogo é necessário tentar apagá-lo, no entanto dependendo de sua proporção solicite o nosso apoio através do telefone 193”, conscientizou.

O uso de roupas e calçados confortáveis também é essencial para que a caminhada aconteça de maneira segura. “Além disso, a hidratação por meio da ingestão de água é imprescindível durante a peregrinação”, acrescentou.

Festa religiosa

Realizada desde o ano de 1870 nos quinze primeiros dias do mês de agosto, a festa religiosa é uma das mais populares do estado. Durante os dias de romaria, os fieis têm a oportunidade de se confessar, participar das Santas Missas, entre outras atividades; a programação é extensa e reúne fieis do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e sudoeste goiano.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: