Domingo, 07 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Pequenos e grandes empresários ganham consultorias por meio de iniciativa

sex, 23 de maio de 2014 00:03
Ação conjunta avança em pesquisas a fim de
avaliar as necessidades e condições locais
Os consultores analisam as necessidades e sugerem as devidas melhorias. Foto: Divulgação

Os consultores analisam as necessidades e sugerem as devidas melhorias. Foto: Divulgação

DA REDAÇÃO – No ano anterior, uma parceria entre o governo municipal e o Sebrae vislumbrava novos frutos para o empresariado araguarino. Com a missão de colher as necessidades a partir da avaliação das condições de cada um, o projeto “Negócio a Negócio” ganhou novas proporções, culminando na conclusão essa semana.

Considerada a proposta inaugural de uma série de ações idealizadas para os pequenos e grandes empresários, a iniciativa impulsiona a busca de melhorias em todos os segmentos do município. Em entrevista ao Jornal Gazeta do Triângulo, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Clésio de Meira, detalhou o primeiro passo da medida.

“São três ações. A primeira, encerrada nesta quinta-feira, 22, foi iniciada em 2013, com o observatório econômico, buscando informações acerca da realidade do empresariado e do comércio municipal. Conseguimos a parceria com o Sebrae no projeto “Negócio a Negócio”, promovendo pesquisas e palestras com orientações. Felizmente, tivemos a entrega do relatório desse trabalho, com um levantamento de todas as empresas visitadas”, destacou.

Conforme apurou a reportagem, 47% das empresas que permitiram o acompanhamento sofrem de problemas na ordem financeira. Enquanto isso, outras 40% apresentam carência na comercialização dos produtos. Para Clésio de Meira, o intuito é auxiliar os responsáveis a reverter essa situação.

“Fechamos este ciclo de visitas in loco, com entrevistas promovidas pessoalmente, abrangendo desde o microempreendedor individual até as grandes empresas. Complementando isso, estamos entrando com uma segunda ação, que é o “Diagnóstico Merchandising” em parcerias com a CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), Sicoob Aracoop e o programa Sebrae-Tec, com uma equipe de consultores que a princípio irá visitar 400 lojas, avaliando atributos como fachada, comunicação visual externa, vitrine, visualização de produtos e preços, iluminação, entre outros de maneira gratuita. É uma forma de possibilitar o entendimento do empreendedor sobre a importância de buscar novidades”, explanou.

Por meio do diagnóstico apontado pelo secretário, os consultores analisam as necessidades e sugerem as devidas melhorias. Caso seja de interesse do empresário, o Sebrae disponibiliza a consultoria sobre como e onde contratar o profissional, acompanhando todo o processo sem custos. Assim, o envolvimento das pessoas, principalmente na recepção aos visitantes, se torna fundamental.

DESFECHO

No Brasil, 70% das micro e pequenas empresas fecham em média de dois anos. De acordo com o titular da pasta, a falta de consultoria nesses casos pode ser o fator determinante para endossar o índice. Diante disso, a terceira e última ação prevista no cronograma tende a estreitar o contato entre essas pessoas e a real demanda atual do país.

“Em agosto, teremos a terceira ação, que é o ELLOS, (Gestão Social e Estratégica) com diretrizes estratégicas que consistem em articular e identificar os problemas comuns, apresentando soluções imediatas aos microempreendedores individuais e microempresas. O intuito é mostrar a faixa e a demanda em que se enquadram, orientando para que eles possam dar continuidade no quesito financeiro, mercado e recrutamento de pessoas, além de conhecer as verdadeiras necessidades do cliente”, concluiu.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: