Terça-feira, 10 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Giulliano Tibá vai propor redução do número de vereadores

ter, 14 de abril de 2015 06:22

por Adriano Souza

No dia 6 de setembro de 2012, a Câmara Municipal de Araguari aprovou o projeto que alterou de onze para dezessete vereadores na legislatura 2013 a 2016. Na ocasião, Giulliano Rodrigues – Tibá (PTC) foi o único que defendeu o número de treze vereadores. O projeto foi aprovado após cinco horas de discussão entre os onze edis da época, sendo que a proposta vencedora recebeu dez votos a favor e um contra.

Mesmo com aumento de mais seis cadeiras, apenas cinco dos onze vereadores que disputaram a reeleição conseguiram êxito nas urnas

Mesmo com aumento de mais seis cadeiras, apenas cinco dos onze vereadores que disputaram a reeleição conseguiram êxito nas urnas

 

A reportagem da Gazeta do Triângulo acompanhou a votação do projeto que acabou sendo uma cobrança dos partidos sem representação no Legislativo que defendiam a aprovação do aumento no número de vagas. Na ocasião, um representante de um partido chegou a sugerir que fossem criadas vinte vagas o que aumentaria as chances do seu partido eleger um vereador.

“Em 2012, votei contra o aumento de cadeiras. Cheguei a buscar um acordo por treze vagas, o que aumentaria duas cadeiras e lamentavelmente fui voto vencido. Quem foi reeleito reconhece que houve um reflexo considerável na estrutura para os vereadores e acabou limitando as condições para quem administrar a Casa com os recursos para dezessete vereadores” comentou o presidente. Ele acredita que houve uma fragilidade estrutural da Casa com aumento de seis cadeiras.

A proposta que será apresentada hoje pelo vereador e presidente carece de seis votos para entrar na pauta. “Falei em particular com alguns vereadores sobre o assunto e tive até o momento o apoio de Cezar Batista de Oliveira (SD) que assinou e agora dependemos de outras quatro adesões que serão trabalhadas com tempo. O aumento no número de cadeiras não é sinal de garantia de reeleição, prova disso que alguns que votaram a favor acabaram não conseguindo sua reeleição devido a questões de legenda dos partidos” ponderou Giulliano.

O presidente acredita que, com o provável fim das coligações partidárias, a proposta de redução das cadeiras seja amparada pelos demais vereadores. Dos onze componentes da legislatura que disputaram a eleição de 2012, apenas Giulliano Tibá (PTC), Rafael Guedes (SD), Eunice Mendes (PMDB), “Tiãozinho do Sindicato” (PRP) e Wesley Lucas de Mendonça (PPS)  conseguiram lograr êxito nas urnas.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: