Pedagogia do Encantamento inicia nova etapa em Araguari
qua, 20 de agosto de 2025 10:04Da Redação

Legenda: EMCANTAR Social retomou as oficinas nas escolas de Educação em Tempo Integral de Araguari, em parceria com a Secretaria de Educação e a Prefeitura.
Cerca de 280 crianças de 5 a 11 anos estão sendo impactadas pelo projeto nas escolas de tempo integral.
Após o recesso escolar de julho, o EMCANTAR Social retoma com entusiasmo as oficinas nas escolas municipais de Educação em Tempo Integral de Araguari, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Prefeitura. Agora, o projeto entra em uma nova e vibrante etapa: a criação coletiva dos espetáculos que serão apresentados à comunidade no encerramento do ano letivo.
Desde o início do projeto, em março, cerca de 280 crianças de 5 a 11 anos vêm participando semanalmente das oficinas baseadas na Pedagogia do Encantamento — metodologia desenvolvida ao longo de quase três décadas de atuação do EMCANTAR, que une arte, educação e afeto.
Neste segundo semestre, os encontros ganham novo ritmo e propósito. A partir dos vínculos criados, do fortalecimento do coletivo e do estímulo à imaginação, as crianças agora começam a transformar ideias e vivências em cenas, canções e movimentos que darão vida às apresentações de fim de ano.
“A pausa foi importante para renovar as energias e, agora, voltamos com a alegria de iniciar um novo ciclo dentro do projeto. Estamos entrando na fase da criação artística, e é lindo ver como cada criança contribui com o que tem de mais único. É nesse processo que a magia da Pedagogia do Encantamento acontece”, destaca Ana Lopez, diretora do EMCANTAR Social.
As oficinas seguem sendo conduzidas por Carlim Ribeiro, André Salomão e Renata Ribeiro, artistas-educadores que, além de talento, carregam a sensibilidade necessária para nutrir a expressão criativa das crianças em cada escola.
A expectativa para os espetáculos é grande — tanto nas escolas quanto na comunidade. Os eventos, que acontecerão em dezembro, serão uma oportunidade de celebrar o percurso vivido ao longo do ano, valorizando os saberes locais, o protagonismo dos estudantes e o papel transformador da arte na educação.
“Ver o avanço do trabalho do EMCANTAR nas escolas é testemunhar a potência da arte como ferramenta de transformação. Estamos muito felizes com os resultados até aqui e animados com o que vem pela frente”, finalizou a secretária de Educação, Cristiane Nery Pereira
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Recorde na produção mineira de azeite sex, 30 de janeiro de 2026
- Prefeitura de Grupiara e SENAR promovem curso de capacitação em tecnologia de drones para o setor agrícola sex, 30 de janeiro de 2026
- Prefeitura de Cascalho Rico intensifica ações de limpeza e combate ao descarte irregular sex, 30 de janeiro de 2026
- Aeroporto Municipal de Araguari entra em nova fase de modernização sex, 30 de janeiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 30 DE JANEIRO sex, 30 de janeiro de 2026
- Polícia Rodoviária Estadual orienta motoristas sobre riscos nas rodovias em dias chuvosos sex, 30 de janeiro de 2026
- Vice-prefeito de Araguari e presidente da Federação Mineira de Vôlei cumpre agenda na CODEMG durante visita a Belo Horizonte sex, 30 de janeiro de 2026
- Respostas rápidas e eficazes da 2ª Companhia de Bombeiros reforçam segurança em Araguari sex, 30 de janeiro de 2026
- RADAR – 30 DE JANEIRO sex, 30 de janeiro de 2026
- Polícia Militar prende suspeito de furto de veículo na zona rural de Araguari sex, 30 de janeiro de 2026
> > Veja mais notícias...
