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Pedágio BR-050: tabela e datas do pedágio são publicadas

qui, 2 de abril de 2015 18:00

por Adriano Souza

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), responsável pela fiscalização do contrato de concessão da BR-050, autorizou a MGO Rodovias a iniciar a cobrança de tarifa em cinco das seis praças de pedágio na BR-050.

Pedágio BR -050: tabela e datas do pedágio são publicadas

Pedágio BR -050: tabela e datas do pedágio são publicadas

 

A tarifa básica (categoria 1) é aplicada a veículos de passeio; outras categorias de veículos terão preços diferenciados. Para os veículos com mais de 6  eixos, será adotado o valor correspondente a Categoria 1, multiplicado pelo número de eixos do veículo que excederem a 6  eixos. Para efeito de contagem será considerado o número total de eixos, independentemente de serem suspensos ou não.

Foi publicada nesta quinta-feira 2 no Diário Oficial da União a tabela do valor da taxa e as datas de início em cinco das seis praças de pedágio. Na praça de Araguari à Uberlândia, o valor será de R$ 3.  A cobrança na praça entre Araguari e Catalão, no km 13, será a partir do dia 12, com valor de R$ 3,90. A tarifa básica (categoria 1), aplicada a veículos de passeio, foi definida entre R$ 3 e R$ 5,20, enquanto outras categorias de veículos terão preços diferentes. Os veículos com eixos — ônibus e caminhões, terão valores entre R$ 5,85 e R$ 31,20. Para motos e bicicletas a motor o pedágio nas praças da região de Uberlândia fica definido em R$ 1,95 (km 13, Araguari -Catalão), R$ 1,50 (km 51, Araguari e Uberlândia), e R$ 2,15 (km 104 – Uberlândia – Uberaba).

De acordo com a publicação, as tarifas básicas de pedágio foram definidas tendo como base o valor que será corrigido anualmente de R$ 4,53 para cada 100 quilômetros (ou R$ 0,0453/km) estabelecido quando do Edital de Licitação (maio 2012).

Confira as datas e valores das tarifas por categoria de veículo: 

INICIO PEDAGIO B (1)

INICIO PEDAGIO B (2)

15 Comentários

  1. guilherme caetano de sousa disse:

    pelo menos teremos pista ,e socorro imediato

  2. Fabrício Feitosa Leite disse:

    E pelo jeito, é bem perceptível que o senhor não trafega pela rodovia diariamente. Não será fácil pagar R$ 6,00 todo dia!!! Mas “pelo menos teremos pista ,e socorro imediato”!!!

  3. Igor Bruno disse:

    Vereador nadou, nadou, nadou e morreu na praia. Tem gente que é eleita e não sabe qual a sua função e até onde seus “poderes” são aceitos.

    Acredito que o pedágio vem para somar. Teremos uma rodovia conservada, segura e claro, com socorro privado e rápido. Algo que até ano passado era difícil.

    Tudo na vida tem um preço, agora é hora de tirar o escorpião do bolso…

  4. Thiago disse:

    É incrível como a população se acostumou a ser feita de boba pelo governo. Então temos que pagar pedágio para termos rodovia conservada e segura? Então se vamos ter que pagar por isso, então deixemos de pagar o IPVA e outros impostos cuja finalidade é justamente esta. Pagando pedágio e impostos, estamos pagando duas vezes pelo mesmo serviço que nos é prestado pelo poder público. E assim é na educação e escolas particulares, na saúde pública e nos planos de saúde, dentre outros. Acorda Brasil!

  5. Marcos disse:

    Para os desavisados, parte do pedágio pago pelos motoristas será revertido para o município de Araguari-MG.
    Infelizmente, o Poder Público não dá conta de manter em plenas condições de uso as rodovias brasileiras, logo foi necessário privatizar. É um preço alto a se pagar por mais segurança nas estradas.
    O IPVA é um imposto predominantemente fiscal, ou seja, você pagar por pagar. Fica na mão do Gestor Público em qual área o valor arrecadado será aplicado, vale dizer, é um erro pensar que IPVA serve apenas para dar manutenção em estradas urbanas e rurais.

  6. neto disse:

    e ipva nao ta adiantando nada araguari ta chei de buraco isso e brasil so roubam roubam e nao da em nada.

  7. Fabrício Feitosa Leite disse:

    Nem todos tem condição de “tirar o escorpião do bolso”. E o que será revertido para o município será uma porcentagem irrelevante do que será arrecadado pela concessionária da rodovia. Sem contar uma administração pífia que prefere gastar dinheiro em carnaval do que em conservação de ruas e suporte para a educação e para a saúde!!! E se pedágio fosse fosse solução para vias sem condições de tráfego e segurança, por que então não colocar pedágios nas vias araguarinas?

  8. Cezar disse:

    Como as coisas mudam! Os discursos dos PTistas ( Luca e Dilma ) eram que o Fernando Henrique havia privatizado tudo, e que eles nunca o fariam…
    Agora privatizaram a rodovia para sacrificar mais ainda quem mais depende dela. Assim é esse governo, aumenta energia, combustível, impostos e privatizam serviços essenciais á população. Depois enganam os menos esclarecidos com programas sociais, que em quase todos os países o governo assume como obrigação.
    Somos o país que mais pagamentos impostos e onde está nossa contrapartida? ( na saúde pagamentos impostos, planos de saúde e ainda temos que pagar tratamentos particulares, educação idem, segurança???? buracos nas ruas e rodovias….
    Povo acorda!!!!!

  9. Marcos disse:

    Seja bem vindo ao BRASIL!!

  10. Almir Augusto disse:

    É muito fácil nossos governantes fazerem promessas e ainda nos ordenam a votar sendo um país democrático . E depois nos culpam por não saber eleger representantes competentes . Aí Brasil são 7×0 para por aí tá ?

  11. Johnny disse:

    BR50 é mil vezes melhor. A sinalização, manutenção, assistência MGO. Todo mundo reclama da falta de infra-estrutura, mas ninguém quer pagar por isso.

    Segurança, assistência na estrada, por R$3. É de bom que eu vai pagar por isso. Se você não quero para, vai de cavalo.

  12. Fabrício Feitosa Leite disse:

    Sr. Johnny, a questão não é não querer pagar, a questão é que nós já pagamos impostos para que o governo federal mantenha nossas estradas conservadas. E o pior é que quem bancou a duplicação antes da concessão também foi a gente, pois a obra foi feita pelo DNIT. De certa forma essa obra também é inconstitucional, pois deveriam haver outra formas de acesso em todo lugar em que há pedágios, o que não ocorre no caso da BR-050. O senhor pode até pagar R$ 3,00 sem nenhum ônus, mas quem vai ter seu orçamento afetado não poderá fazer o pagamento sem nenhum sacrifício. E só pra complementar gostaria de dizer que segurança não depende de pedágio, depende da consciência e da educação das pessoas que trafegam nas vias. É triste ver que as pessoas só pensam em si mesmos e não imaginam os impactos que isso também pode causar!!!

  13. Marcos disse:

    Eis o problema do Brasil e dos brasileiros, falta de “consciência” e “educação”. Infelizmente no Brasil “os fins justificam os meios” e é o povo que arca com as consequências de um Governo Federal/Estadual/Municipal que administra mal a coisa pública.

  14. Dimitrios disse:

    Em certo ponto concordo com o Sr. Johnny, é claro que é um absurdo você pagar 2 vezes para obter o mesmo serviço, mas infelizmente no Brasil é assim o governo cobra impostos mas nao investe no que é necessário, cobra IPVA mas nao arruma as estradas cobra IPTU mas nao investe no município, Petrobrás ja está perdida acabaram de fazer um financiamento milhionário junto a China, resumo mais dia menos dia a Petrobrás passa para as mãos dos chineses , outro exemplo os Correios uma grande empresa mas mal administrada pelo país, se cobra um sedex para entrega em 3 dias e vc so recebe o produto em 8 , fora outros problemas que nem vou citar aqui para nao tomar muito tempo de quem esta lendo, resumindo sou a favor sim da privatização , quando se paga por um serviço que vc tem retorno é fantástico vc se sente respeitado, uma rodovia privatizada e segura para mim o que importa é isso respeito pela minha vida e de minha familia , so quero reafirmar que acho um absurdo pagar duas vezes por um serviço, mas ja que não tenho escolha, vou pagar o pedágio com satisfação pois saberei que meu dinheiro estará sendo investido na minha segurança e de minha família , so para encerrar tem muitos ai achando o fim do mundo porque vai todos os dias para Uberlândia trabalhar de carro, pois é, tem gente que vai de ônibus todos os dia trabalhar em uberlândia e tira o valor da passagem do salário , então o BamBamBam que vai de carro com certeza tem mais condições , então vamos parar com esse Bla Bla Bla, e aceitar as privatizações pois elas são a única solução para esse país que está cada vez mais pobre de bons políticos, talvez aceitando isso passemos a pagar menos impostos e gerando mais empregos, pois, empresas privadas se vcs não sabem empregam e pagam salários dignos aos funcionários…!!! Bom Dia a Todos

  15. Fabrício Feitosa Leite disse:

    Sr. Dimitrios privatização não resolve nada. A telefonia móvel de nosso país já foi pública e depois de muita pancada que o governo tomou, passaram para a iniciativa privada, e hoje nossa telefonia móvel continua péssima e ineficiente!!!

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