Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Partidos definem nomes para as eleições municipais deste ano

qua, 16 de setembro de 2020 12:08

Da Redação

Siglas têm se reunido para definir os nomes dos candidatos

Siglas têm se reunido para definir os nomes dos candidatos

Termina nesta quarta-feira, 16, o prazo para a realização de convenções partidárias, visando a escolha de candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador que disputarão as eleições de 2020. Pela primeira vez na história, por causa da pandemia do novo coronavírus, os partidos tiveram a opção de realizar as convenções de forma virtual. Considerada uma das etapas principais do processo eleitoral, durante a reunião, os partidos têm decidido se vão participar da eleição majoritária (prefeitos e vice-prefeitos), proporcional (vereadores), ou ambas e sorteiam os números com os quais os candidatos irão concorrer.

O PDT já havia realizado sua convenção na última semana, no sábado, e confirmou Nilton Eduardo para a disputa ao cargo de prefeito e a professora Jaqueline Miranda para vice-prefeita.

Nesta semana, os encontros entre os pré-candidatos se intensificaram e logo na segunda-feira, 14, duas candidaturas a prefeito aprovadas em convenções foram divulgadas. Conforme acompanhado pela reportagem, os partidos Republicanos e Patriota com uma composição com o Solidariedade, confirmaram o apoio ao militar Major Renato para candidato a prefeito e à contadora Maria Cecília para vice. Durante a convenção do partido PL, com composição dos partidos DEM, PMB, PSC, PSD, PSDB e PV, foi oficializada a candidatura a prefeito do empresário Tubertino Sena e do advogado Dalto Umberto como vice-prefeito.

Na tarde de ontem, 15, aconteceu também a convenção do DC, que anunciou disputar a eleição majoritária pela primeira vez, tendo o advogado Cléver Lima como postulante a prefeito e o comerciante Alessandro Machado Pereira compondo a chapa como vice.

No mesmo dia, a convenção do AVANTE também definiu a dupla que representará o partido no pleito eleitoral, Dr. Alexsander Mendes e Patrícia, como candidatos a prefeito e vice, respectivamente.

O prefeito Marcos Coelho anunciou que não disputará as eleições 2020

O prefeito Marcos Coelho anunciou que não disputará as eleições 2020

Apesar das definições que se estendem até esta quarta-feira, outra notícia acabou tirando o foco das convenções: a desistência do prefeito Marcos Coelho, quanto à disputa da reeleição. Durante coletiva de imprensa, o prefeito ressaltou que por motivos pessoais e devido ao fato de ser do grupo de risco, preferiu não concorrer à disputa deste ano.

Diante disso, iniciou-se os questionamentos de como ficaria a situação do PSB às vésperas das decisões finais. Em entrevista, o presidente do partido Carlos Barbosa na tarde de ontem, afirmou que está ouvindo as propostas dos outros candidatos e ver qual projeto é melhor para a cidade de Araguari e que tem afinidade com a ideologia do partido. “Iremos para a convenção com o PSB forte, unido, chapa completa. Temos em nosso partido sete vereadores de mandato, três ex presidentes de Câmara, vários ex secretários”, ressaltou.

À noite, na convenção do partido, foi cogitado o nome do ex-vereador Tiboca para compor uma chapa como vice-prefeito. Mesmo já tendo ocorrido a convecção, o partido tem até as 17h de hoje para registrar a candidatura majoritária.

O PV, que ainda não realizou sua convenção, informou que a mesma será realizada nesta quarta-feira, 16, na Câmara Municipal, a partir das 18h. Porém, já foi externado o apoio do partido à chapa de Tubertino e Dalto.

Seguindo o novo calendário eleitoral, o registro das candidaturas deve ser feito até o dia 26 de setembro, às 8h, via internet. Após esse horário, a entrega terá que ser presencial e agendada, exigindo deslocamento ao Cartório Eleitoral.

A partir desta data, a Justiça Eleitoral autorizará o início, de fato, de uma das disputas municipais que prometem estar dentre as mais acirradas dos últimos anos, que acontecerá no dia 15 novembro.

 

 

Provável desenho do Pleito Eleitoral 2020 em Araguari:

 

Candidatos:

 

Alexsander Mendes: candidato à prefeito

Patrícia: candidata à vice-prefeita

Apoio: AVANTE

 

Cléver Lima (DC): candidato à prefeito

Alessandro Machado Pereira (DC): candidato à vice-prefeito

Apoios: DC

 

Major Renato (REPUBLICANO): candidato à prefeito

Maria Cecília (SD): candidato à vice-prefeito

Apoios: PATRIOTA, PSL e MDB

 

Tubertino Sena (PL): candidato à prefeito

Dr. Dalto (PSD): candidato à vice-prefeito

Apoios: DEM, PMB, PSC, PSD, PSDB e PV

 

Nilton Eduardo: candidato à prefeito

Jaqueline Miranda: candidato à vice-prefeito

Apoio: PDT

1 Comentário

  1. Cezar disse:

    Será que algum desses querem governar de fato Araguari? Ou só vaidade, esquemas, oportunismo?
    Precisa haver renovação. Araguari está estagnada a muitos anos. Agora é hora de tentar mudar.

Deixe seu comentário: