Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Parlamentares aprovam reajuste do salário dos profissionais do magistério

qua, 27 de abril de 2022 09:14

Da Redação

 

Ontem, 26, aconteceu a última sessão ordinária do mês de abril na Câmara Municipal de Vereadores de Araguari. Os parlamentares, usaram a tribuna para apresentar seus requerimentos e votar nos projetos do dia. Na oportunidade, o vereador, Branquinho (Patriota) se sobressaiu, solicitando que a Prefeitura de Araguari, através da secretaria competente, faça uma calçada ao redor do Abrigo Cristo Rei, pois além de beneficiar o abrigo, o calçamento também servirá para os moradores fazerem caminhada. Branquinho destacou que a área está com o mato muito alto, o que atrapalha as pessoas que circulam no local.

O parlamentar Léo Mulata (Republicanos) também mereceu destaque ao requerer a pintura estratigráfica em frente à Escola Estadual Padre Elói, localizada na rua

A sessão foi a última do mês de abril

 

Vinte e Um, bairro Aeroporto. O vereador esclareceu que o local é uma rua sem saída e os motoristas das vans encontram dificuldade ao estacionar para embarque e desembarque dos alunos.

Na pauta do dia estavam vários projetos, como: Projeto de Lei nº 50 de 2022, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a criação de cargos públicos de provimento efetivo de Advogados, Contadores, Técnicos em Contabilidade e de Operador de Atendimento do PROCON, altera o vencimento-base do cargo de Contador, dando outras providências.

Na ocasião, o vereador Cláudio Coelho (SD) pediu a palavra para solicitar que os colegas possam chegar ao Poder Executivo e somar com os profissionais na área de engenharia para a Secretaria de Trânsito, pois lá também precisa desses profissionais. Vale lembrar, que na semana passada o vereador havia pedido vista para estudar melhor o projeto. O projeto foi aprovado pelos 15 parlamentares presentes na sessão.

Projeto de Lei nº 54 de 2022, de autoria da Mesa Diretora, que dispõe sobre o direito a férias anuais do prefeito e do vice-prefeito, dando outras providências, que foi aprovado por 14 votos e teve o voto contrário do vereador Clayton Brazão (PSC).

Projeto de Decreto de Legislativo nº 32 de 2022, de autoria da vereadora Eunice Maria Mendes (PSB) e Mesa Diretora, que institui a Comenda Zumbi dos Palmares, que foi aprovado por 15 votos.

Projeto de Lei nº 57/2022, de autoria do Poder Executivo, que estabelece o piso salarial dos profissionais de Ensino Básico, da rede pública municipal de Araguari, ativos, inativos e pensionistas para o exercício de 2022, em cumprimentos às disposições da Lei Federal 11.738 de 16 de julho de 2008 e concede os reajustes de vencimentos dos cargos de diretor do Centro Educacional Municipal, diretor do Centro Municipal de Educação Infantil e de vice-diretor, dando outras providências.

Na ocasião o vereador Clayton Brazão destacou que os cantineiros também merecem um reajuste salarial. A parlamentar Eunice Mendes esclareceu que a vontade do poder público é que todos os profissionais tenham um salário digno, mas infelizmente a máquina pública não funciona dessa forma. Nas palavras dela “é necessário medir a água com o fubá”. O vereador Rodrigo Piracaíba (PATRI) esclareceu que seu voto é favorável ao projeto, pois os professores são de suma importância para a educação dos cidadãos, seja na Educação Básica ou no nível superior. O edil Renato Benegas (PSC) aproveitou o momento para pedir ao Poder Executivo, um olhar especial para as outras classes da Educação, como é o caso das cantineiras. Depois da discussão o projeto teve a aprovação dos 15 vereadores presentes.

É importante destacar, que todos os parlamentares assinaram a Monção de Repúdio, a excelentíssima Senhora Deputada Federal Carla Zambelli pelo fato da mesma ter sido piada com o nome da nossa cidade, em

uma palestra proferida pela deputada. Que dê conhecimento a essa monção à Câmara dos Deputados e também aos deputados Zé Vitor e Lafayette Andrada. A monção será enviada para o Conselho de Ética da Câmara Federal e para a Câmara dos Deputados.

A próxima sessão ordinária acontecerá no dia 3 de maio, terça-feira.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: