Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Paradesporto: prefeitura anuncia que pretende ampliar investimento no esporte inclusivo

sáb, 22 de janeiro de 2022 09:36

Da Redação

Na manhã de ontem, 21 de janeiro, a prefeitura de Araguari realizou um encontro, em um café da manhã no Palácio dos Ferroviários, que contou com a presença do prefeito Renato Carvalho (Republicanos), de convidados, autoridades, entidades e Imprensa, e também recebeu o secretário nacional do Paradesporto, José Agtônio Guedes.

O conceito de Paradesporto é amplo e engloba todas as manifestações da prática de algum esporte por uma pessoa com deficiência, independente da modalidade escolhida, do tipo ou nível da deficiência. A ação está em conformidade com as políticas inclusivas propostas pelo atual governo municipal.

 

 

A finalidade do evento era de buscar formas de fomentar e movimentar a sociedade com foco no acesso de pessoas com deficiência (PCD) às práticas esportivas. “Estaremos discutindo quais esportes têm mais adesão no paradesporto, que deve ser um foco de investimentos da gestão Renato Carvalho, para que Araguari possa se tornar uma referência. Para isso, precisamos fomentar e investir nas modalidades com maior adesão”, explica Wesley Lucas, secretário municipal de Esportes, à Gazeta do Triângulo.

Após a primeira reunião da manhã, o secretário nacional do Paradesporto cumpriu agenda na cidade ao longo do dia, inclusive com visitas a entidades e com um encontro, às 18h30, para tratar sobre o fomento ao paradesporto no município. “Teremos inclusive na cidade a presença de atletas paraolímpicos”, ressaltou o secretário de Esportes. “Contamos com parcerias como a Adefa, a Apae, grupo dos autistas, associação dos surdos, Câmara Municipal de Vereadores e Secretarias Municipais, em especial a Secretaria Municipal de Educação, a de Trabalho e Ação Social, de Planejamento, de Trânsito, e também da Superintendência de Promoção da Igualdade Racial – SUPIR”, finalizou Wesley Lucas.

O prefeito Renato Carvalho reafirmou o compromisso da atual administração com a inclusão em todos os sentidos, partindo inicialmente pela acessibilidade, em espaços e estruturas arquitetônicas e em projetos nas áreas de esporte, saúde, recreação e assistência social. “O investimento público tem que ser feito pensando na coletividade, que é formada pelas diferenças. O esporte já saiu na frente com parcerias já consolidadas com grupos, clubes e iniciativa privada”, pontuou.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: