Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Pais formam filas em portas de escolas e creches para obter senha de matrícula

ter, 13 de dezembro de 2016 05:53

Da Redação

Interessados ainda podem conseguir vagas na rede municipal até sexta-feira

O período de matrículas da rede municipal de ensino teve início nessa segunda-feira, 12. Durante o final de semana, pais de alunos formaram filas nas portas de alguns Centros Educacionais Municipais (CEM) e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) com o objetivo de garantir uma vaga para o próximo ano letivo.

Alguns pais dormiram na porta do centro educacional durante três noites

Alguns pais dormiram na porta do centro educacional durante três noites

Uma moradora da rua Dr. Canabrava afirma que todos os anos os pais formam fila em frente ao CEM João Pedreiro. “Moro em Araguari há quase 15 anos e a situação se repete. É desumano. Algumas pessoas chegaram sexta-feira e esperaram até segunda-feira, mesmo com chuva. Deveria haver outro sistema de entrega de senhas. É uma falta de respeito com a população”.

A diretora do Centro Educacional Municipal João Pedreiro, Simone Coelho da Costa Lima, afirma que não há necessidade de formar filas para conseguir uma vaga. “Nós sempre esclarecemos aos pais que não é preciso dormir no local. Quando abrimos a escola segunda-feira, havia 60 pessoas na fila e tínhamos 80 senhas para distribuir. Ainda sobraram 20 senhas, que foram entregues durante a manhã”.

As vagas para a turma do 1º ano da escola João Pedreiro foram todas preenchidas no primeiro dia de matrícula. “Nossa demanda é grande. Atendemos a alunos de 1º ao 5º ano e não houve desistência nas outras turmas. Geralmente, os pais renovam a matrícula e, apenas em situações em que mudam de cidade, é que são abertas novas vagas para as turmas mais avançadas”.

Em frente ao CMEI Padre Nilo II, os pais começaram a formar a fila na sexta-feira, 9. “Moro na cidade há três anos e não consigo vaga nas creches para minha filha. Estou com um recém-nascido e não tive condições de dormir na fila esse ano. Também acho um absurdo ter que pagar alguém para dormir por mim. Deveria haver alguma forma de sorteio para que não tenhamos que passar por essa situação desagradável”, comentou uma mãe, que preferiu não se identificar.

A reportagem do Gazeta do Triângulo entrou em contato com o Centro Municipal de Educação Infantil Padre Nilo II e as vagas do período vespertino foram todas preenchidas. Ainda restam 22 vagas para o 1º período matutino (alunos de quatro anos) e 27 para o 2º período matutino (alunos de cinco anos). Os interessados em matricular seus filhos podem conseguir vagas na escola. Para a realização da matrícula, é necessário apresentar cópias da Certidão de Nascimento da criança, comprovante de residência (conta da Cemig) e da Carteira de Identidade do responsável legal.

Segundo a secretária de Educação, Márcia Sakai, ainda não foi realizado o levantamento de quantas vagas ainda estão disponíveis após o primeiro dia de matrícula. “Sabemos que alguns Centros Municipais de Educação Infantil ainda possuem vagas para alunos de quatro e cinco anos e que no Portal dos Ipês há vagas para o berçário. Pode ser que os pais não encontrem no horário pretendido, mas ainda é possível matricular seus filhos”.

A secretária comenta que os Centros Educacionais Municipais da área central não possuem mais vagas. “Os mais procurados tiveram suas vagas preenchidas, porém, os pais ainda tem a possibilidade de matricular seus filhos nas escolas de bairros. Existem vagas para atender a toda a demanda. Não há necessidade de dormir na porta dos estabelecimentos de ensino”.

4 Comentários

  1. Anônimo disse:

    Tem muita Escola Estadual no centro da cidade que fica com falta de alunos e que também são ótimas e que tem ensino de qualidade. para oferecer. Toda escola vai enfrentar pequenos problemas durante o ano.porque os alunos não são iguais.

  2. marcos disse:

    Então fala o nomes delas ai, pq este ano rodei a cidade toda atrás de vaga pro meu filho, pq tava me separando e a mãe dele queria trabalhar e não achei só particular.

  3. Anônimo disse:

    As Escolas não costumam rejeitar alunos, devido ao grande movimento de entrada e saída por vários motivos: aluno muda de bairro, de cidade,às vezes sai mais do que entra. Elas trabalham em cima de números de alunos porque senão perdem funcionários, funde salas de aula. Para uma escola quanto mais alunos melhor. Quando a Escola dá a transferência por indisciplina ele é aceito em outra. Só no Estado me parece que são umas 14 que tem os anos iniciais mais 04 que tem até o colegial, e elas concorrem com as da prefeitura que também são muitas. Por isso acho estranho não achar vaga.

  4. Acacia araguari disse:

    Muitas escolas estão sobrando vagas: Papa João XXIII, Hermenegildo Marques Veloso, Ten. Cel . Vilagran Cabrita, Isolina França Soares Torres, Ondina. O Problema é que algumas pessoas desinformadas acham que só determinadas escolas são boas…

Deixe seu comentário: