Pagamento de auxílio emergencial por meio de aplicativo fomenta comércio e diminui filas
sex, 5 de junho de 2020 01:39Da Redação
A Caixa Econômica Federal (CEF) está realizando as transferências da segunda parcela do Auxílio Emergencial, depositada em poupanças sociais digitais do banco para milhões de beneficiários em todo o país. O pagamento segue o cronograma relacionado ao mês de nascimento do trabalhador. Até a data de liberação, os recursos já depositados nas poupanças podem ser usados apenas para pagamento de contas, de boletos e compras por meio do cartão de débito virtual.
Para os trabalhadores que receberam a primeira parcela do benefício em outra conta, os recursos depositados na poupança digital serão transferidos automaticamente também na data de liberação dos saques e transferências. Com isso, esses beneficiários terão que procurar os bancos em que têm conta caso queiram sacar o dinheiro. Até a última quarta-feira, 3, ainda havia 11,1 milhões de pedidos de Auxílio Emergencial aguardando análise, segundo informou a Caixa Econômica Federal, entretanto, ainda não há previsão de quando essas pessoas irão receber o benefício.
Na referida data constava ainda o pagamento de R$ 76,6 bilhões em Auxílio Emergencial para 58,6 milhões de beneficiários e, ao todo, foram 108,5 milhões de pagamentos, uma vez que muitos beneficiários já começaram a receber a segunda parcela de R$ 600. A orientação, é de que os trabalhadores consultem a situação do benefício pelo aplicativo do auxílio emergencial ou pelo site auxilio.caixa.gov.br.
Segundo o superintendente Caixa Econômica no Triângulo Mineiro, Antônio Minuk, em Araguari pelo menos 30 mil pessoas estão recebendo o auxílio emergencial. “Esta é uma estimativa dos valores pagos, pois, quem faz a seleção é o Dataprev e a caixa é o agente pagador. O calendário de pagamento também foi feito mais espaçado para evitar a aglomeração de pessoas nas agências, amanhã por exemplo, iremos pagar os nascidos no mês de junho, ” disse.
O superintendente destacou as melhorias principalmente no aplicativo Caixa Tem, para atendimento simultâneo, podendo ser utilizado para fazer pagamentos de contas e até mesmo compras em lojas físicas, por meio das maquinas de cartão. A medida gera um incremento na economia do município, devido à movimentação no comercio, por meio do uso do cartão de débito virtual, que já estava disponível para compras online. O aplicativo agora oferece a opção “pague na maquininha”, nova forma de pagamento digital que poderá ser utilizada nos estabelecimentos físicos habilitados.
“Esta é uma grande mudança que começou a funcionar na última semana e as pessoas podem utilizar de uma forma rápida e simples. É uma grade oportunidade aos comerciantes, pois, eles podem fazer a venda por meio da opção de debito e a medida faz com que as pessoas utilizem essa opção rapidamente,” destacou.
Diante disso, conforme ressaltou, não há necessidade de chegar de madrugada na agência de Araguari, pois, todos os atendimentos estão sendo realizados das 8 às 14h. Quanto ao calendário da terceira parcela, o governo federal informou que pretende fazer a sua divulgação até a próxima segunda-feira, 8. O cronograma deve ser similar ao cronograma da segunda parcela, com a divisão entre os grupos de beneficiários. Há, ainda, a expectativa de que o auxílio seja estendido por mais dois meses, conforme ressaltou o presidente Jair Bolsonaro, contudo, o presidente não detalhando se o valor continuará sendo o mesmo.
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